Núcleo de Agroecologia participa de oficina de Sistematização de Experiências
Foram realizadas três oficinas sob a coordenação da Associação Brasileira de Agroecologia (ABA). As atividades envolveram o Núcleo de Estudos em Agroecologia (NEA) Cantuquiriguaçu e o Núcleo de Estudos em Aquicultura (AquaNEA).

Publicado em: 27 de março de 2017 10h03min / Atualizado em: 27 de março de 2017 10h03min

Nos dias 24 e 25 a UFFS – Campus Laranjeiras do Sul sediou três oficinas de "Sistematização de Experiências", coordenadas pela Associação Brasileira de Agroecologia (ABA). As atividades envolveram o Núcleo de Estudos em Agroecologia (NEA) Cantuquiriguaçu e o Núcleo de Estudos em Aquicultura com Enfoque Agroecológico (AquaNEA) da UFFS – Campus Laranjeiras do Sul.

A UFFS foi a única instituição do Paraná selecionada para realizar as oficinas. Além da UFFS, na Região Sul, as oficinas também foram realizadas na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em Florianópolis, e na Universidade de Passo Fundo (UPF), no Rio Grande do Sul.

As oficinas têm os seguintes objetivos: prosseguir, acompanhar e aprofundar o processo de sistematização da experiência do NEA que acolhe a oficina; elaborar plano de sistematização tendo em vista a construção dos produtos esperados ao final do processo; dar continuidade à formação em sistematização de experiências a partir da elaboração de sínteses e do exercício de construção de produtos comunicativos de acordo com a prioridade definida pelo Núcleo que acolhe a oficina; fortalecer processos de articulação em curso entre os NEAs e as demais organizações de cada região; e, ainda, possibilitar espaços de articulação e planejamento regional rumo o 10º Congresso Brasileiro de Agroecologia.

Segundo a coordenação da ABA, o objetivo desse momento de socialização e sistematização das experiências dos NEAs é analisar como se dá o processo de construção do conhecimento agroecológico e identificar lições que apontem para a proposição e reformulação de políticas públicas de construção do conhecimento agroecológico, para o aperfeiçoamento das chamadas públicas e para o aprimoramento e ampliação da Agroecologia.

Natália Almeida Souza e Luísa Melgaço, bolsistas do Projeto de Sistematização de Experiências, comentam que as atividades realizadas nos dois dias envolvem metodologias e dinâmicas oriundas da educação popular. As bolsistas relatam que “o evento na UFFS faz parte de um conjunto de oficinas que a Associação Brasileira de Agroecologia está promovendo nas cinco regiões do país e que têm objetivo de extrair lições daquilo que os Núcleos de Agroecologia estão realizando na integração entre Ensino, Pesquisa e Extensão. O objetivo é conhecer a história do núcleo local e identificar os desafios, as conquistas e ações planejadas para o futuro, e a partir deste encontro produzir materiais que serão levados para o Congresso Brasileiro de Agroecologia, em Brasília (DF), no mês de setembro”.

Arthur Nanni, professor do Centro de Filosofia e Ciências Humanas da UFSC e coordenador do Núcleo de Estudos em Permacultura, participou das oficinas de sistematização realizadas na UFSC e na UPF e também veio para a UFFS. Segundo o professor, as oficinas de sistematização são importantes, pois integram o conhecimento que está sendo desenvolvido sobre a Agroecologia e, “na medida em que interagimos com outros atores que estão dentro de outras universidades, enriquecemos o processo de levar o conhecimento para a população. E no caso da Agroecologia isso é fundamental, pois estamos levando saúde para as pessoas”.

O professor comenta, ainda, que “é maravilhoso ver uma Universidade como a UFFS, que já nasceu predisposta, com essa visão de trabalhar com a Agroecologia. É uma experiência enriquecedora, que nos estimula a continuar a caminhada. E, ao mesmo tempo, é satisfatório ver que outras universidades que não começaram no mesmo passo que a UFFS começou e que estão trabalhando com a Agroecologia estão seguindo pelo caminho correto” .

Interessados na temática, podem obter informações acessando:
www.facebook.com/sistematizacaodeexperiencias/videos/1263632643744145/