Nota da Direção do Campus Laranjeiras do Sul acerca da suspensão do Calendário Acadêmico

Publicado em: 03 de abril de 2020 09h04min / Atualizado em: 03 de abril de 2020 10h04min

Nobres Servidores(as), Acadêmicos(as) e Comunidade Regional,
O Conselho Universitário da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), na 1ª Sessão Extraordinária, ocorrida no dia 25 de março de 2020, aprovou a Suspensão Total do Calendário Acadêmico até o dia 12 de abril.

Dentre as consequências da suspensão total do calendário acadêmico podemos destacar que:

Na Graduação estão suspensas:
- As aulas e demais atividades acadêmicas da Graduação presenciais e semipresenciais;
- As solicitações de trancamento de matrícula;
- As solicitações de exame de proficiência;
- As solicitações de cômputo de ACCS - Atividades Curriculares Complementares;
- As chamadas de processos seletivos em andamento;
- Contratação de Professores substitutos e efetivos.

Em relação à Pós-graduação estão suspensas:
- As aulas e demais atividades acadêmicas da Pós-graduação presenciais semipresenciais;
- As matrículas e ajustes de matrícula;
- Abertura de Novos editais;
- Ajuste e solicitação de dissertação;
- As solicitações de exame de proficiência.

Em relação à Extensão ficam canceladas as atividades de extensão e cultura, presenciais e semipresenciais.

Para tranquilizar e informar à todos do Campus Laranjeiras do Sul, a Direção está em constante contato com Prefeituras, Hospitais, Reitoria e as Pró-reitorias para assegurar ações assertivas durante o período de suspensão total do calendário acadêmico e do isolamento social.

Nesse sentido, a UFFS tem mantido os Auxílios socioeconômicos, sendo realizados alguns ajustes como aumentar o valor do auxílio alimentação e a publicação do Auxílio Complementar. Importante lembrar que os alunos têm a disposição também o Auxílio Emergencial que está em vigor. Os SAEs continuam os atendimentos aos alunos, porém nesse período de calamidade por conta do COVID-19, atendendo de forma remota.

Com relação às Análises Socioeconômicas, no dia 26/03, em acordo com a equipe de assistentes sociais dos campi, foram tomadas as principais decisões:
1.    O recebimento de novos pedidos para análise socioeconômica está suspenso até o dia 12/04 devido ao cancelamento de todas as atividades acadêmicas;
2.    Os processamentos das Análises Socioeconômicas que já passaram pela entrevista, seguirão normalmente, devendo o aluno ficar atento a seu e-mail para eventual documento ou informação que precise ser adicionado ao processo.

Em relação às ações de auxílio à saúde pública no combate à contaminação e proliferação do COVID-19, nosso campus realizou doações de equipamentos de proteção individual (EPIs) para o Centro Médico Hospitalar São Lucas e para a Secretaria Municipal de Saúde do Município de Marquinho, Paraná.

Para finalizar, gostaríamos de manifestar a solidariedade a todos e mencionar que neste isolamento vocês não estão sozinhos! Atendam as orientações da Organização Mundial da Saúde e do Ministério da Saúde, pois o isolamento social e as práticas de higiene são de fundamental importância para evitarmos um pico de surto do COVID-19, o que levaria a necessidade de leitos suficientes e preparados para atender os cidadãos que venham necessitar de atendimento específico.

Abraço Fraterno
Prof. Martinho Machado Junior
Diretor do Campus Laranjeiras do Sul
Universidade Federal da Fronteira Sul

Laranjeiras do Sul, 03 de abril de 2020.