Mestrado em Ciência e Tecnologia de Alimentos tem primeira dissertação defendida
Defesa ocorreu na quinta-feira (7)

Publicado em: 08 de junho de 2018 09h06min / Atualizado em: 08 de junho de 2018 11h06min

A primeira defesa de dissertação do Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia de Alimentos (PPGCTAL), ofertado na UFFS – Campus Laranjeiras do Sul, foi realizada na quinta-feira (7), pela estudante e técnica administrativa da UFFS, Leide Graciela Blanco Mattje.

Leide apresentou a dissertação intitulada “Avaliação da atividade antioxidante de óleo essencial e extrato supercrítico de gengibre em fishburguer de tilápia refrigerado”. O trabalho foi orientado pela docente do Campus Laranjeiras do Sul, Eduarda Molardi Bainy.

A orientadora, Eduarda, comenta que “foi um grande desafio desenvolver um trabalho mais planejado e completo e pensar em um projeto interessante para a dissertação”. A professora explica que “a pesquisa da Leide abordou a aplicação de extrato supercrítico e óleo essencial de gengibre, em fishburguer de tilápia refrigerado. O objetivo era avaliar se esses produtos naturais poderiam substituir antioxidantes sintéticos, por exemplo, um que utilizamos para comparar no estudo foi o eritorbato de sódio, que geralmente é utilizado em carnes e produtos a base de peixe na indústria de alimentos.”

Conforme Eduarda “Como resultado, constatamos que o uso de antioxidantes naturais como o óleo essencial e o extrato supercrítico, ao invés da utilização de aditivos convencionais, apresenta resultados muito interessantes. Verificamos que o extrato obtido pela extração supercrítica, que é uma tecnologia que não utiliza solventes tóxicos, apresenta resultado muito similar ao antioxidante químico, mantendo a mesma vida de prateleira do produto”.

A docente comenta que “essa primeira defesa é um marco importante para a história da Universidade e do Mestrado em Ciência e Tecnologia de Alimentos. É uma conquista e o resultado de todo empenho dos professores, que desde 2010, participaram do grupo de trabalho que apresentou a proposta de criação do curso”.

Galeria de Imagens: