Mesa-redonda debaterá políticas linguísticas em contexto de diversidade sociocultural
Evento acontece no dia 27 de setembro

Publicado em: 14 de setembro de 2018 09h09min / Atualizado em: 17 de setembro de 2018 08h09min

A Coordenação Acadêmica e o Núcleo de Apoio Pedagógico (NAP) da UFFS – Campus Laranjeiras do Sul, em parceria com o Programa de Acesso à Educação Superior da UFFS para Estudantes Haitianos (PROHAITI), promove, no dia 27 de setembro, uma mesa-redonda com a temática “Políticas linguísticas em contexto de diversidade sociocultural”.

A atividade, que será realizada no Auditório do Bloco A, a partir das 19h10, é aberta para todos os interessados. Haverá certificação para os participantes.

A mesa-redonda terá como debatedores a professora da UFFS – Campus Laranjeiras do Sul, Marcela Langa Lacerda, que abordará o tema “Políticas linguísticas na Universidade Federal da Fronteira Sul – uma introdução”, a mestranda do Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Thais Silveira Pertille, que discorrerá sobre “Direitos humanos linguísticos e a dignidade do imigrante”, e o professor da UFFS – Campus Realeza, Clovis Alencar Butzge, que trabalhará com a temática “Políticas linguísticas e educacionais para acolhimento de migrantes e refugiados”.

Palestrantes:

Marcela Langa Lacerda: professora-adjunta da área de Língua Portuguesa e Linguística na UFFS – Campus Laranjeiras do Sul. Graduada em Letras, especialista em Linguagem e seu funcionamento e mestre em Estudos Linguísticos, pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Doutora em Linguística (área de concentração: Teoria e Análise Linguística), pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Thais Silveira Pertille: mestranda do Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), na área de Direito e Relações Internacionais, bolsista Capes. Especialista em Filosofia e Direitos Humanos (PUCPR) e graduada em Direito (UFSC). Membro do Observatório de Justiça Ecológica (UFSC) - grupo de pesquisa cadastrado no CNPq. Pesquisa na área de direitos humanos, especialmente os deslocamentos forçados e direitos humanos das mulheres.

Clovis Alencar Butzge: possui graduação em Letras-Português, especialização em Língua e Literatura e mestrado em Letras – Linguagem e Sociedade, todos pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE). Atualmente, é professor da UFFS – Campus Realeza-PR.