Laranjeiras do Sul: comunidade participa da Audiência Pública preparatória para a II COEPE

Publicado em: 21 de outubro de 2016 07h10min / Atualizado em: 17 de janeiro de 2017 11h01min

Na noite de quinta-feira (20) a UFFS – Campus Laranjeiras do Sul acolheu a comunidade acadêmica e regional durante a Audiência Pública preparatória para a II Conferência de Ensino, Pesquisa e Extensão (COEPE). O encontro, realizado no Auditório do Bloco A, reuniu acadêmicos, professores e técnicos-administrativos da Instituição, além de pessoas da comunidade regional.

Durante o evento, o docente Bruno Fernandes de Oliveira, membro da comissão organizadora da II COEPE no Campus, apresentou as diretrizes traçadas durante a I COEPE, realizada em 2010, além dos dados relacionados ao Ensino, à Pesquisa e Extensão no Campus. Após, as comunidades acadêmica e regional puderam se manifestar, avaliando o trabalho realizado pela Universidade até agora, discutindo assuntos relacionados à Instituição que são de interesse da comunidade e propondo temas que devem ser debatidos durante a II COEPE.

Após as discussões, foram definidas 12 propostas de fóruns temáticos para a II COEPE: Agricultura familiar, reforma agrária e agroecologia; Consolidação e expansão da UFFS; Direitos Humanos e Cidadania; Educação Básica; Educação do Campo e Educação Popular e Democrática; Inclusão e ações afirmativas; Integração acadêmica, currículo e interdisciplinaridade; Meio Ambiente e Sustentabilidade; Mobilidade acadêmica e internacionalização; Políticas Públicas, Economia e Desenvolvimento Regional; Tecnologia, Inovação e Desenvolvimento Social; e, Interfaces Cidade-Campo-Universidade: Juventude e Vida Acadêmica.

Ao final do evento, o vice-reitor da UFFS, Antônio Inácio Andrioli, fez uma avaliação da Audiência Pública. “A Audiência foi muito participativa, muito representativa e muito simbólica para a história da COEPE. Como sempre, tivemos uma grande participação da comunidade regional, a presença de lideranças da região e da comunidade acadêmica foi muito além das expectativas. O encontro foi pensado como uma maneira de nos prepararmos para a II COEPE, e acabou acontecendo praticamente uma plenária, em que se discutiu em alto nível os desafios e temas que a UFFS tem no atual contexto”.

Em relação à avaliação feita pela comunidade acerca do trabalho realizado pela UFFS ao longo desses 7 primeiros anos, o vice-reitor pondera que “a avaliação é o reconhecimento da qualidade da nossa implantação tão rápida e com tanta qualidade. Ao mesmo tempo temos a sensibilidade de olhar para o que ainda falta, para aquilo que é prioritário e necessário”.

Para a diretora do Campus Laranjeiras do Sul, Janete Stoffel, “as contribuições apresentadas durante a Audiência Pública foram extremamente ricas, tanto em relação à avaliação do trabalho construído até o momento, quanto daqueles pontos que precisam ser pensados para o futuro. Durante o evento foram mencionados pontos que são importantes e que temos que pensar enquanto Universidade para os próximos anos”.

A diretora comenta ainda “que foi um momento de retrospectiva, de orgulho em ver tudo que já se construiu em termos de Ensino, Pesquisa, Extensão e Cultura desde a primeira COEPE. É natural que tenhamos muitos desafios pela frente. Esses desafios nos darão muito trabalho, exigirão muito comprometimento para que, de fato, consigamos alcançar aquilo que desejamos, mas tenho certeza que somando esforços e com apoio de todos os segmentos, da comunidade acadêmica e regional, certamente superaremos os desafios e alcançaremos belos resultados, assim como já temos conquistado nos anos passados”.

COEPE

A Conferência de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFFS (COEPE) é um evento que visa promover e fortalecer os espaços de participação da comunidade acadêmica e regional na definição das políticas, diretrizes e ações que devem orientar o Ensino, a Pesquisa, a Extensão e a cultura da UFFS.