Iniciada a implantação do pomar definitivo no Campus Laranjeiras do Sul
Plantio e tutoramento das primeiras plantas cultivadas no local deve ser concluído até o final desta semana

Publicado em: 12 de agosto de 2020 09h08min / Atualizado em: 12 de agosto de 2020 14h08min

Na terça-feira (11), foi iniciado o plantio de espécies frutíferas no local que abrigará o pomar definitivo da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Laranjeiras do Sul. O pomar definitivo, que será o oficial, possibilitará a realização de atividades didáticas, cursos, realização de práticas de diversas áreas do conhecimento, como solos, fertilidade, irrigação, saúde de plantas, entomologia, possibilitando que os acadêmicos conciliem a teoria com a prática.

O pomar definitivo está localizado nas áreas experimentais do Campus Laranjeiras do Sul, na área didática de fruticultura.

O plantio das mudas e o tutoramento das plantas estão sendo realizados por servidores da Coordenação Adjunta de Áreas Experimentais do Campus Laranjeiras do Sul, profissionais terceirizados e estudantes do Curso de Agronomia integrantes do Grupo de Horticultura, sob orientação da professora Cláudia Simone Madruga Lima, que trabalha com as áreas de fruticultura e olericultura. A atividade deve ser concluída até o final desta semana e segue todas as normas e orientações para prevenção da Covid-19.

A docente Cláudia relata: “realizamos uma programação para implantação do pomar definitivo, pois no espaço havia o cultivo de eucaliptos, então precisávamos realizar o corte dos eucaliptos, a destoca e a limpeza do terreno. Além disso, no momento em que planejamos a implantação do pomar também definimos quais espécies seriam cultivadas na área; para isso consideramos a ementa do componente curricular de fruticultura, ministrado aos estudantes do Curso de Agronomia, além de atender as expectativas da região, no sentido do que a comunidade regional espera da fruticultura da UFFS, o que nos levou a conversar com diversas lideranças locais”.

Posteriormente ao corte dos eucaliptos, a destoca e a limpeza do terreno, "iniciou-se o trabalho de melhoramento do solo, pois como na área havia o cultivo de eucaliptos e sabendo que ele causa um efeito alelopático (que se refere à capacidade da planta produzir substâncias nocivas ou benéficas para outras plantas), com efeito bem danoso em algumas espécies frutíferas, era necessário esperar um certo período antes de iniciar o plantio de outras espécies na área. Em nossa programação, definimos um período de 3 anos para efetuar o melhoramento do solo”, esclarece Cláudia.

A docente explica que, “embora se esteja nesse processo de melhoramento do solo a cerca de um ano e meio, como houve a doação de 40 mudas de caquizeiros e 90 mudas de citros, a decisão foi cultivá-las já na área experimental de fruticultura”.

Enquanto o pomar definitivo não está formado, as atividades didáticas permanecem sendo realizadas no pomar provisório, localizado ao lado do Bloco Docente/Administrativo do Campus.

Galeria de Imagens: