I Jornada de Pedagogia e II Encontro PIBID são realizados no Campus Laranjeiras do Sul
Atividades foram realizadas entre os dias 26 e 28 de novembro

Publicado em: 29 de novembro de 2018 12h11min / Atualizado em: 29 de novembro de 2018 12h11min

O Curso de Graduação em Pedagogia e o PIBID Pedagogia da UFFS – Campus Laranjeiras do Sul promoveram, nesta semana, a I Jornada de Pedagogia, II Encontro PIBID Pedagogia: Saberes Pedagógicos, e o Seminário dos 200 anos do nascimento de Karl Marx. As atividades foram realizadas no Auditório do Bloco A do Campus.

O evento contou com palestra, mesa-redonda e apresentações culturais. Na segunda-feira (26), a professora Janaína Damasco Umbelino, da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) – Campus Francisco Beltrão - PR, ministrou a palestra “A atividade do ensino e o processo de desenvolvimento humano na Teoria Histórico-Cultural”. Além de abordar a temática da palestra, Janaína trouxe relatos sobre a atividade do brincar nos anos iniciais e os desafios para a organização da atividade pedagógica dos professores, a partir da experiência com os projetos desenvolvidos na Unioeste.

Já na terça-feira (27) ocorreu a mesa-redonda “Reformas e contra-reformas na educação brasileira: de onde vem a BNCC?”, tendo como debatedores os docentes da Unioeste – Cascavel, Simone Sandri e João Batista Zanardini. A professora Simoni Sandri expôs a estrutura da BNCC e suas implicações para a educação e o professor João Batista Zanardini refletiu sobre a constituição da BNCC e sua relação com o capitalismo.

O encerramento foi realizado na quarta-feira (28), com a palestra ministrada pela professora Marilsa Miranda de Souza, da Universidade Federal de Rondônia (UNIR), seguida de debate sobre “200 anos do nascimento de Karl Marx: crise do capitalismo e desafios para educação na perspectiva da emancipação humana”, organizado pelo Centro Acadêmico de Pedagogia Anita Garibaldi.

Participaram dos eventos estudantes e professores das licenciaturas do Campus Laranjeiras do Sul, supervisores e bolsistas do Pibid e da Residência Pedagógica, além de professores municipais, estudantes e docentes da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste).

Para a professora Vanda Mari Trombetta, uma das organizadoras do evento, “as atividades desenvolvidas perpassaram por temáticas que envolvem os desafios na educação, tais como as atividades de ensino e o desenvolvimento humano na perspectiva da teoria histórico-cultural, a compreensão sobre a BNCC e sua implantação nas escolas”.

Vanda comenta ainda que “o evento foi bastante enriquecedor tendo em vista as temáticas abordadas e os diálogos estabelecidos com os acadêmicos e professores participantes. A jornada também teve o intuito de iniciar um diálogo com os pesquisadores da Unioeste para redes de colaboração com os pesquisadores da UFFS do curso de Pedagogia”.

Galeria de Imagens: