Formalizado acordo de cooperação técnica entre UFFS e SEBRAE/PR
Acordo visa potencializar a cultura do empreendedorismo e inovação na região.

Publicado em: 17 de setembro de 2021 16h09min / Atualizado em: 20 de setembro de 2021 15h09min

A Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Laranjeiras do Sul celebrou acordo de cooperação técnica com o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Paraná (SEBRAE/PR). O termo foi assinado pelo reitor da UFFS, Marcelo Recktenvald, e pelo gerente do Escritório Regional Oeste do SEBRAE/PR, Augusto Cesar Stein.

O acordo, publicado no Diário Oficial da União (DOU) no dia 6 de setembro, tem vigência de cinco anos e possui como objetivos fortalecer a cultura e a participação da UFFS no ecossistema de empreendedorismo e inovação da região Cantuquiriguaçu e difundir a cultura de inovação em todos os cursos de graduação e comunidade regional. 

Conforme explica o coordenador do acordo de cooperação técnica, professor Ernesto Quast, o termo de cooperação vem para formalizar o trabalho e respaldar a participação da UFFS em comitês e ações que temos com o SEBRAE/PR. A partir do acordo serão desenvolvidas diversas atividades, algumas que já estão em andamento e outras que serão  iniciadas”.

O docente relata que: “o SEBRAE/PR possui vários consultores que têm nos auxiliado, e a intenção é aumentar essa cooperação, oferecendo cursos que capacitarão a comunidade acadêmica e a comunidade regional. O SEBRAE possui experiência consolidada nas áreas de gestão e empreendedorismo, o que será muito proveitoso para o início das atividades. Já a UFFS possui em sua missão a vocação de auxiliar na promoção do desenvolvimento regional e, para alcançar êxito, contamos com servidores capacitados e uma infraestrutura de laboratórios, salas de aulas e outros espaços, mas, principalmente, o desejo de contribuir. Então, nossa função é estar presente no dia a dia,  acompanhar e potencializar os resultados das ferramentas utilizadas pelo SEBRAE”. 

“Embora a parceria tenha sido realizada com a UFFS Campus Laranjeiras do Sul é importante destacar que, com o trabalho remoto, devido a pandemia, percebemos que podemos contar com a contribuição de professores, técnicos e outros profissionais atuantes em outros campi e outras instituições, o que potencializa ainda mais as possibilidades e contrapartidas do SEBRAE/PR e da região.” comenta.

O professor relata também que, “para além do acordo, temos uma discussão sobre a atualização das políticas de inovação da Instituição, pois a intenção é abrir portas para parcerias, aproximando a comunidade acadêmica, para uma atuação direta ou indireta na sociedade, seja incubando novos negócios, aumentando a chance de sucesso ou auxiliando o crescimento de negócios”. 

SEBRAE

Criado na década de 70, o Sebrae apoia as decisões dos empresários, dos potenciais empresários e dos potenciais empreendedores, no campo e na cidade. No Paraná, conta com seis regionais e 19 escritórios. O Sebrae/PR oferece palestras, orientações, capacitações, treinamentos, projetos, programas e soluções empresariais, com foco em empreendedorismo e gestão; empresas de alto potencial e potencialização; educação empreendedora; startups; liderança e ambiente de negócios.