Fisicalha – Parafernalhas de Física: canal no Youtube ensina experimentos de Física
Participam da produção do canal: acadêmicos, docente e técnica administrativa

Publicado em: 10 de abril de 2019 17h04min / Atualizado em: 11 de abril de 2019 15h04min

Projeto do Campus Laranjeiras do Sul cria canal no Youtube intitulado “Fisicalha – Parafernalhas de Física”, o canal está vinculado ao subprojeto de pesquisa "O Ensino de Física através de experimentos didáticos de baixo custo" e ao projeto guarda-chuva "Estudo e desenvolvimento de metodologias de ensino de Ciências", ambos sob a coordenação da professora Vivian Machado de Menezes.

A coordenadora explica que, além dos experimentos de baixo custo, a ideia, com o canal, é expandir a linha de experimentos, utilizando materiais do laboratório de Física que não necessariamente sejam de baixo custo. É um canal voltado à divulgação científica. "Em breve começaremos a publicar vídeos sobre como operar equipamentos de laboratório, entre outras coisas sobre Física que acharmos interessante”, comenta.

O canal, criado em março de 2019, já dispõe de cinco vídeos: “Linhas de Campo Magnético”; “A água que não se mistura!”; “Mola ao alvo”; “O pêndulo de Newton”; e “Gerador de Van de Graaff e garrafa de Leyden”.

Participam na colaboração do canal, além da professora Vivian, o bolsista Claudio Clauderson Xavier, do curso Interdisciplinar em Educação do Campo: Ciências Naturais, Matemática e Ciências Agrárias, o voluntário Ronei Rudke, do curso de Agronomia, e Daniele Guerra da Silva, técnica do laboratório de Física.

Acompanhe o canal Fisicalha – Parafernalhas de Física, inscreva-se, curta e compartilhe!