Etapa da II COEPE é realizada no Campus Laranjeiras do Sul
Participantes apresentaram demandas e expectativas em relação à Instituição

Publicado em: 24 de maio de 2017 10h05min / Atualizado em: 24 de maio de 2017 10h05min

Na noite da última terça-feira (23), a UFFS – Campus Laranjeiras do Sul realizou etapa local da II Conferência de Ensino, Pesquisa e Extensão (COEPE). O evento reuniu acadêmicos, professores e técnicos-administrativos da Instituição, além de participantes de Laranjeiras do Sul e de outros municípios da região.

A COEPE visa promover e fortalecer os espaços de participação da comunidade acadêmica e regional na definição das políticas, diretrizes e ações que devem orientar o Ensino, a Pesquisa, a Extensão e a Cultura da UFFS, fortalecendo os princípios que deram origem à Universidade. O evento configura-se também como um espaço para receber sugestões e demandas da comunidade, possibilitando o debate sobre temas que nortearão todo o trabalho da Instituição nos próximos anos.

Durante a conferência foram debatidos os fóruns temáticos: Reforma Agrária, Agricultura Familiar e Agroecologia; Consolidação e Expansão da UFFS; Direitos Humanos e Cidadania; Educação Básica; Mobilidade Acadêmica e Internacionalização; Política Pública, Economia e Desenvolvimento Regional.

Conforme o docente Bruno Fernandes de Oliveira, membro da Comissão Organizadora da II COEPE, “a conferência é o momento em que a UFFS chama a comunidade regional e acadêmica para propor e apresentar suas demandas e expectativas em relação à Instituição, com intuito de que a Universidade se desenvolva a partir desses direcionamentos apontados pela comunidade”.

Oliveira enfatiza que “por estamos em Laranjeiras do Sul a participação de pessoas do município é maior, entretanto, convidamos e recebemos pessoas de toda comunidade regional, especialmente da região Cantuquiriguaçu, inclusive órgãos públicos, escolas, prefeituras e demais entidades representativas da sociedade civil organizada. Agradecemos todas as pessoas que estiveram presentes e contribuíram para a realização do evento”, finaliza o docente.

Próxima Etapa

No dia 7 de junho acontecerá mais uma etapa de debates, na qual serão abordados os fóruns: Educação do Campo, Educação Popular e Democrática; Inclusão e Ações Afirmativas; Integração Acadêmica, Currículo e Interdisciplinaridade; Meio Ambiente e Sustentabilidade; Tecnologia, Inovação e Desenvolvimento Social; Interfaces Cidade-Campo-Universidade: Juventude e Vida Acadêmica.

O evento será realizado no Campus Laranjeiras do Sul, das 19h às 22h30. A participação nos fóruns temáticos é aberta a todos os interessados. Cada participante pode optar por participar dos fóruns de acordo com as temáticas de seu interesse. As inscrições podem ser feitas na hora e local do evento.

Após a realização das duas etapas locais, os encaminhamos serão sistematizados e apresentados em plenária, a ser realizada em Chapecó-SC, no dia 15 de setembro, para elaboração do texto final da Conferência, o qual definirá as diretrizes que orientarão o funcionamento da UFFS nos próximos anos.