Estudantes do Campus Laranjeiras do Sul relatam experiência com Mobilidade Acadêmica
Acadêmicos participaram do Programa durante o primeiro semestre deste ano

Publicado em: 14 de agosto de 2017 11h08min / Atualizado em: 14 de agosto de 2017 11h08min

Promover a integração entre as comunidades acadêmicas nacionais e internacionais, o compartilhamento e a difusão de conhecimentos e o intercâmbio com outras Instituições de Ensino Superior (IES). Este é o objetivo do Programa de Mobilidade Acadêmica da UFFS, que permite aos estudantes da UFFS desenvolver atividades acadêmicas em 62 Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) no Brasil, além de instituições de outros países.

O Programa, que busca propiciar novas experiências acadêmicas, científicas e culturais para estudantes, tem alcançado seus objetivos, conforme relatam os acadêmicos do curso de Agronomia do Campus Laranjeiras do Sul, Edison Ferreira dos Santos Júnior e Renan Paganini Valentini, que passaram o primeiro semestre deste ano cursando disciplinas na Universidade Federal de Viçosa (UFV), em Viçosa, Minas Gerais.

Renan, conta que, apesar de sentir certa dificuldade na adaptação inicial e saudade da família e dos amigos, a experiência foi muito positiva. “Certamente é uma experiência que levarei para a vida toda. Nesse período tive aulas com vários professores que são referência na área agronômica. Além disso, estabeleci uma rede de contatos e de amizade com pessoas muito dedicadas no que fazem. No aspecto cultural também foi interessante, pois me proporcionou conhecer uma nova região e novos costumes”.

O estudante recomenda a todos os estudantes a participação no Programa. Para ele, “é uma excelente oportunidade para ampliar conhecimentos e desfrutar dessa experiência de conhecer professores que são referências em suas áreas, uma nova cultura, e para construir uma rede de contato e novas amizades”, aponta Renan.

Edison destaca: “a mobilidade proporcionou uma experiência acadêmica e pessoal que vou levar para vida inteira. Além de estudar este período em um dos melhores cursos de Agronomia do país, eu conheci professores que são referências nacionais na área e ainda tive oportunidade de conhecer aspectos culturais de outra região do país, e isso me possibilitou um crescimento pessoal incrível”.

Os acadêmicos comentam que usufruíram ao máximo a oportunidade e aproveitaram o período para realizar estágios no Departamento de Fitotecnia da universidade, por exemplo. Eles explicam que na UFFS receberam apoio da Coordenação do Curso de Agronomia e da Assessoria de Assuntos Estudantis, que colaboraram na escolha das disciplinas que poderiam cursar na UFV e em outros aspectos relacionados à mobilidade. Os acadêmicos destacam que outro fator que possibilitou a participação foi o recebimento de bolsa, o que ajudou no custeio das despesas.

Para os estudantes que têm interesse em realizar a Mobilidade Acadêmica a orientação é, primeiramente, buscar orientação com a Coordenação de Curso e com o Setor de Assuntos Estudantis, além de ficar atento ao período de inscrição para o Programa, que vai de 2 a 20 de outubro.