Especialização em Realidade Brasileira realiza aula inaugural
Professora Maria Orlanda Pinassi fez uma análise da conjuntura atual

Publicado em: 25 de janeiro de 2018 09h01min / Atualizado em: 26 de janeiro de 2018 12h01min

Na última segunda-feira (22), o Programa de Pós-Graduação em Realidade Brasileira da UFFS – Campus Laranjeiras do Sul promoveu aula inaugural do curso. O evento ocorreu no Centro de Desenvolvimento Sustentável e Capacitação em Agroecologia (CEAGRO) – Unidade Vila Velha, localizado no município de Rio Bonito do Iguaçu, Paraná, onde também serão ministradas as aulas da Especialização.

A aula inaugural contou com a presença da professora Maria Orlanda Pinassi, que fez uma análise da conjuntura atual vivenciada pelo país.

A Especialização conta com discentes oriundos de 20 municípios dos estados do Paraná e de Santa Catarina, entre eles professores das redes municipal e estadual de educação, representantes dos movimentos sociais e organizações sindicais, o que, segundo o coordenador da Especialização, Roberto Finatto, “amplia a abrangência das reflexões realizadas e permite que as mesmas cheguem até as escolas, comunidades e outros espaços de formação em que os estudantes do curso atuam”.

Conforme Finatto, a “Especialização em Realidade Brasileira é fundamental para ampliar e aprofundar o conhecimento sobre a formação e a realidade socioespacial do Brasil. O curso possui tradição e já foi desenvolvido em diferentes instituições do país sempre contando com a participação de diferentes movimentos sociais populares. Considerando-se a conjuntura política e econômica do país neste momento, torna-se estratégico conhecer a nossa realidade para, a partir dela, traçar ações coletivas que atendam às necessidades da classe trabalhadora”.

O curso, que é ofertado em regime de alternância – Tempo Universidade e Tempo Comunidade –, segue com sua primeira etapa de aulas até a próxima quarta-feira (31). Os estudantes voltam a se reunir no mês de julho de 2018, entre os dias 16 e 25.