Campus Laranjeiras do Sul: Educação do Campo ganha 5 estrelas no Guia do Estudante, da Editora Abril
O curso de Educação do Campo: Ciências Naturais, Matemática e Ciências Agrárias obteve conceito máximo

Publicado em: 03 de dezembro de 2018 15h12min / Atualizado em: 03 de dezembro de 2018 16h12min

Os cursos de Agronomia, Ciências Econômicas, Engenharia de Alimentos, Engenharia de Aquicultura e Interdisciplinar em Educação do Campo: Ciências Naturais, Matemática e Ciências Agrárias, da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Laranjeiras do Sul, foram estrelados na avaliação de cursos superiores realizada pelo Guia do Estudante (GE), da Editora Abril. Os cursos constarão na publicação Guia do Estudantes Profissões – Vestibular 2019, já nas bancas e em breve disponível no site do GE.

Os cursos de Agronomia, Ciências Econômicas, Engenharia de Alimentos, Engenharia de Aquicultura receberam 3 estrelas, já o curso Interdisciplinar em Educação do Campo: Ciências Naturais, Matemática e Ciências Agrárias foi avaliado como 5 estrelas – conceito de excelência. Os cursos estarão relacionados na lista dos melhores cursos do país, na revista que circula nacionalmente e que é destinada ao público estudantil.

Para a diretora do Campus Laranjeiras do Sul, Janete Stoffel, “o fato de nossos cursos serem estrelados pelo Guia do Estudante demonstra que estamos mais conhecidos e reconhecidos dentro do ambiente acadêmico e social, e isso também vai permitir que outros estudantes conheçam a UFFS e optem pelas graduações aqui ofertadas. Além disso, esse reconhecimento indica que estamos conquistado resultados pelos quais estamos trabalhando em cada um desses cursos. Para termos uma noção as avaliações realizadas levam em conta vários critérios e são efetivadas por professores de todo o Brasil, que atuam em cada uma das áreas avaliadas, ou seja, não foram os mesmos professores que fizeram a avaliação, para cada curso há um conjunto de avaliadores, isso dá uma importância ainda maior para essa avaliação. Estamos orgulhosos pelo resultado obtido, isso reforça o reconhecimento pelo trabalho que o Campus Laranjeiras do Sul e a UFFS vêm fazendo em prol dos cursos ofertados”.

Conceito de excelência

O resultado da avaliação do Curso Interdisciplinar em Educação do Campo: Ciências Naturais, Matemática e Ciências Agrárias é o destaque do Campus Laranjeiras do Sul. O Curso obteve conceito máximo – 5 estrelas.

A Coordenadora do Curso, Vivian Machado de Menezes, comenta que recebeu a notícia com muita alegria. “Em edição anterior do GE Profissões o curso já havia conquistado 4 estrelas na mesma avaliação. Recebemos a classificação de 5 estrelas com muita alegria, entusiasmo e orgulho, porque isso demostra que o curso vem sendo melhorado dentro dos aspectos avaliados e isso significa que o vem garantido ensino de qualidade para nossos estudantes”.

Vivian aponta que “o Curso é ofertado em uma modalidade nova, pois é estruturado por área de conhecimento [Ciências Naturais, Matemátia e Ciências Agrárias]. A classificação de 5 estrelas, é sinal de que o Curso apesar de abranger três áreas, garante a qualidade do ensino em todas os aspectos que ele se propõe. Além da nota máxima no Guia do Estudante, o curso também obteve nota máxima na avaliação de reconhecimento, realizada pelo Ministério da Educação (MEC), isso indica que nossos estudantes estão saindo com uma formação de qualidade”.

Em relação ao corpo docente e discente, a coordenadora comente que “o quadro docente do curso é formado por 51 docentes e destes, 35 são doutores e outros 16 são mestres, sendo que muitos continuam se especializando, aprimorando sua produção científica, são desenvolvidos muitos projetos de pesquisa e de ensino, tivemos também o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) e a Residência Pedagógica que possibilitaram maior participação dos estudantes em certas produções acadêmicas. O trabalho do corpo docente e dos discentes certamente auxiliou no bom resultado da avaliação. Outro ponto de destaque é a infraestrutura do curso, que para um curso de Licenciatura é excelente. Dispomos de 12 laboratórios que são utilizados para ministrar aulas de diferentes disciplinas, isso tudo contribuiu muito para o bom resultado dessa avaliação”.

Avaliação do GE

A avaliação do Guia do Estudante é uma pesquisa de opinião feita, basicamente, com professores e coordenadores de curso, denominados pareceristas. Considerando os aspectos: corpo docente e alunos, projeto didático-pedagógico e instalações físicas de cada curso, os pareceristas emitem conceitos que permitem classificar os cursos em três estrelas (bons), quatro estrelas (muito bons) e cinco estrelas (excelentes).

Na UFFS, a participação dos cursos de Graduação no processo de avaliação é facultativa.