Campus Laranjeiras do Sul sedia II Seminário sobre Carcinicultura de Água Doce
O evento buscou difundir técnicas e experiências sobre o cultivo de camarão de água doce na Região de Laranjeiras do Sul

Publicado em: 27 de abril de 2017 09h04min / Atualizado em: 27 de abril de 2017 09h04min

Ocorreu, durante a quarta-feira (26), na UFFS – Campus Laranjeiras do Sul o “II Seminário Sobre Carcinicultura de Água Doce”. O evento buscou difundir técnicas e experiências sobre a carcinicultura na Região de Laranjeiras do Sul e contou com a participação de acadêmicos e docentes, profissionais da área, estudantes de cursos técnicos, produtores rurais e técnicos de extensão rural de vários municípios da região.

No período matutino ocorreu a palestra “Perspectivas da carcinicultura de água doce na região”, ministrada pelos engenheiros de Aquicultura, egressos da UFFS, Rubens Adriano Drzindzik (foto) e Valternei Marcelo Pereira, os quais já trabalham com o cultivo de peixes e camarão de água doce na região.

Já no período da tarde, os participantes fizeram uma visita técnica em propriedade produtora, localizada em Laranjeiras do Sul. Durante a visita os participantes puderam visualizar os animais e observar demonstrações sobre o tanque de produção, desde seu preparo e cuidados essenciais, além de acompanhar a realização da análise da qualidade de água e a despesca de camarões.

O evento é organizado pelo Programa de Extensão “Identificação e Organização do Sistema Produtivo de Piscicultores da Região de Laranjeiras do Sul: Aspectos associados ao Manejo, Monitoramento Ambiental, Controle Sanitário e Controle do Sistema de Produção”, com apoio de professores e estudantes do Curso de Engenharia de Aquicultura. A coordenadora do programa, Silvia Romão, explica que “esse evento faz parte de uma série de capacitações que são ofertadas pelo Programa aos produtores da região”.