Campus Laranjeiras do Sul promoveu curso de formação em Química para professores da rede estadual
Atividade foi realizada nos laboratórios do Campus com a participação de professores de Química do NRE de Laranjeiras do Sul.

Publicado em: 09 de maio de 2019 14h05min / Atualizado em: 09 de maio de 2019 16h05min

O Campus Laranjeiras do Sul ofertou, na terça-feira (7), curso de formação em Química para professores da rede estadual de educação. A atividade, que foi realizada nos laboratórios do Campus Laranjeiras do Sul, contou com a participação de professores de Química vinculados ao Núcleo Regional de Educação (NRE) de Laranjeiras do Sul.

A formação foi organizada pela docente e técnica de laboratório, Ellen Bernardi, e pela professora Andressa dos Santos, atendendo convite do Núcleo Regional de Ensino de Laranjeiras do Sul. Conforme relata Ellen Bernardi, “a formação continuada buscou fortalecer os conhecimentos da área de Química e afins, inserir novas metodologias para o ensino, além de promover a discussão sobre a pesquisa no ensino médio”.

O curso foi desenvolvido em três etapas: primeiramente foram desenvolvidas atividades experimentais no laboratório de Química da UFFS, tendo como responsável a docente e técnica de Química Ellen Bernardi. Posteriormente, no laboratório de Ciências Humanas, Ellen conduziu a apresentação de novas metodologias que podem ser inseridas no ensino de Química. Finalizando a atividade, também no laboratório de Ciências Humanas, a docente Andressa dos Santos coordenou discussão sobre pesquisa no ensino médio.

Para o professor de química, Cerilio Barbosa de Lima, que atua no município de Nova Laranjeiras - PR, “todo e qualquer método de ensino, sendo através de pesquisa ou oficinas, visa atender demandas educacionais e propor novos modelos metodológicos. Participar de encontros e capacitação que atendem essa demanda pedagógica, nos propicia uma intervenção multidisciplinar adequada em sala de aula. Esses encontros também ampliam as trocas de experiências com demais colegas que atuam na mesma disciplina, uma vez que a realidade educacional da nossa região contempla vários aspectos peculiares, como a educação escolar indígena, educação escolar do campo, educação escolar quilombola. Essa atividade realizada na UFFS demonstrou a importância da prática experimental associada aos conteúdos teóricos, de maneira a enriquecer os métodos pedagógicos em sala”.

A docente e técnica da disciplina de química do NRE de Laranjeiras do Sul, Marcia Camargo Giordani, comenta que “a atividade desenvolvida pelas professoras Ellen e Andressa foi muito produtiva e contribuiu com a formação dos professores da rede estadual. As práticas pedagógicas desenvolvidas no curso contribuem com prática dos docentes em sala de aula”.

Galeria de Imagens: