Campus Laranjeiras do Sul: pesquisa avalia a aplicação de extratos naturais em produtos de tilápia
Foram investigados extratos naturais com propriedades antioxidantes e antimicrobianas

Publicado em: 20 de outubro de 2020 17h10min / Atualizado em: 23 de outubro de 2020 16h10min

O projeto “Aplicação de extratos naturais em produtos de tilápia” desenvolvido na UFFS – Campus Laranjeiras do Sul está se encerrando após cinco anos de pesquisas e muitos aprendizados. A pesquisa teve como objetivo principal avaliar a ação de extratos vegetais para substituir aditivos sintéticos em produtos elaborados com resíduos da filetagem de tilápia.

As matérias-primas gengibre, moringa, lavandula e guabiroba foram estudadas para obter extratos naturais com propriedades antioxidantes e antimicrobianas para aplicações em produtos processados de tilápia. Também foram estudados diferentes métodos de extrações, desde convencionais por extrator Soxhlet, bancada e hidrodestilação até novas técnicas como extração supercrítica.

A partir das atividades do projeto, foram elaborados empanados, hambúrgueres e patês com adição de extratos naturais que proporcionaram ação antioxidante para conservação dos produtos e características sensoriais individuais. Além disso, a pesquisa visou reduzir o desperdício de alimentos, diversificar a produção e agregar valor aos resíduos de alto valor nutricional gerados na filetagem de tilápia.

Conforme relata a professora Eduarda Molardi Bainy, coordenadora do projeto, “conhecimentos de processamento de alimentos, desenvolvimento de produtos, análise sensorial e estatística, bem como trabalho em equipe, resiliência e comunicação foram desenvolvidos nas jovens pesquisadoras envolvidos nesse projeto”.

A docente enfatiza que “o ensino com pesquisa e extensão é um diferencial das universidades públicas brasileiras, que realizam mais de 95% da ciência no país. A universidade pública tem papel importantíssimo na formação de recursos humanos e desenvolvimento de pesquisa científica de alta qualidade. O projeto de pesquisa gerou publicações de artigos científicos, participações em congressos, apresentações em eventos, bem como proporcionou o desenvolvimento de trabalhos de conclusão de curso e dissertações de mestrado. E seguirá gerando frutos com artigos, trabalhos em eventos e capítulo de livro, que estão em fase de elaboração”.

Grupo envolvido na pesquisa 2015-2020:

Estudantes do curso de graduação em Engenharia de Alimentos: Marina da Silva, Larissa Alves Delfino (egressa), Deise Biassi (egressa), Mabel Araújo, Tayla Matsuo, Gabrielle Carvalho.

Estudantes do mestrado em Ciência e Tecnologia de Alimentos: Cintia Pires e Leide Blanco Mattje (egressa).

Professores colaboradores: Luciano Tormen e Cátia Francisco, do curso de graduação em Engenharia de Alimentos e de Pós-graduação em Ciência e Tecnologia de Alimentos (PPGCTAL), Michele Bombardelli (Unicentro) e Marcos Corazza (UFPR).

Coordenadora do projeto aprovado no Edital Universal CNPq 2016-2020: professora Eduarda M. Bainy.

Parceria com Frigorífico Tilapia Brazilian de Toledo (PR) para doações das matérias-primas, Laboratório de Cinética e Termodinâmica Aplicada (LACTA), do Departamento de Engenharia Química da UFPR, para equipamento de extração supercrítica e do Laboratório Processos de Separação (LaPros), da Unicentro.

Galeria de Imagens: