Campus Laranjeiras do Sul participará da Vitrine Tecnológica de Agroecologia no Show Rural Coopavel
UFFS é uma das 14 instituições de ensino e pesquisa inseridas na Vitrine Tecnológica de Agroecologia

Publicado em: 16 de maio de 2019 10h05min / Atualizado em: 16 de maio de 2019 16h05min

Na sexta-feira (10), o professor Rubens Fey, Coordenador Adjunto das Áreas Experimentais da UFFS – Campus Laranjeiras do Sul, representou a Universidade em reunião realizada em Cascavel (PR) com a participação do coordenador geral do Show Rural Coopavel, Rogério Rizzardi, além de representantes de outras instituições.

Durante a reunião foi discutido, entre outros assuntos, a inclusão da UFFS – Campus Laranjeiras do Sul na Vitrine Tecnológica de Agroecologia, espaço de aproximadamente 1.700m², em meio a outros diversos stands que integram o Show Rural Coopavel.

A Vitrine é uma espécie de minipropriedade rural, que utiliza tecnologias sustentáveis e ecológicas para a agricultura familiar e que há 16 anos integra o Show Rural Coopavel. O espaço é fruto do trabalho realizado em parceria com instituições de ensino e pesquisa.

Conforme explica o docente Rubens Fey, “a partir de agora, a UFFS é uma das 14 entidades que trabalharão com a Vitrine Tecnológica de Agroecologia. No espaço, as entidades parceiras oferecem e demonstram aos visitantes, tecnologias ligadas à agricultura orgânica, também chamada de agricultura alternativa e apresentam tecnologias alternativas em relação à agricultura tradicional, que é utilizada, principalmente, pelo agronegócio”.

Para o docente a partir da inserção na Vitrine a UFFS se insere em um importante espaço de divulgação da agroecologia. “Considerando que a UFFS oferta o curso de Agronomia com a linha de formação em agroecologia e o Mestrado em Agroecologia e Desenvolvimento Rural Sustentável e que nesses cursos são desenvolvidas diversas pesquisas nessa área, teremos na Vitrine a possibilidade de divulgar a UFFS e as pesquisas desenvolvidas no Campus em um espaço no qual, a exemplo do evento realizado neste ano, circularam mais de 235 mil visitantes e que teve cobertura da mídia regional e estadual”.

O professor complementa ainda que “a participação na Vitrine é também uma forma de integração com a Comunidade Regional, especialmente com os agricultores, tendo em vista que os cursos de Agronomia e o Mestrado em Agroecologia e Desenvolvimento Rural Sustentável devem interagir com os agricultores, e esse é um espaço muito frequentado pelos agricultores da região e do Estado do Paraná”.

Fey comenta: “na próxima semana, acompanharei um estudante para o desenvolvimento de atividades na Vitrine, que são relacionadas a um Trabalho de Conclusão de Curso, fruto de trabalhos desenvolvidos em parceria com a pesquisadora alemã Miriam Athmann, do Instituto de Agricultura Orgânica e Agroecologia (IOL), que pertence à Universidade de Bonn, na Alemanha, e que esteve na UFFS entre os meses de março e abril deste ano”.

Show Rural Coopavel
O evento, que é realizado há 30 anos, apresenta tecnologias e contribui com o aprendizado de produtores rurais, levando para a cidade de Cascavel, no Oeste do Paraná, grandes empresas da agricultura e do agronegócio nacional e internacional. O evento recebe a visita de mais de 235 mil pessoas e possui uma área de 720 mil m².

Galeria de Imagens: