Campus Laranjeiras do Sul inicia curso de especialização em Educação do Campo
Primeira etapa ocorreu em maio, e a segunda está prevista para julho.

Publicado em: 17 de maio de 2022 18h05min / Atualizado em: 20 de maio de 2022 16h05min

No início de maio, a Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) — Campus Laranjeiras do Sul realizou a abertura e a primeira etapa do curso de especialização em Fundamentos e Práticas em Educação do Campo.

O curso reúne educadores que atuam em escolas do campo de vários municípios do Paraná e foi organizado pela UFFS — Campus Laranjeiras do Sul, em parceria com o Ministério da Educação (MEC), a Secretaria da Educação e do Esporte do Paraná (SEED), prefeituras municipais de Boa Ventura do São Roque, Reserva do Iguaçu,  Goioxim, Inácio Martins, Santa Maria do Oeste e Laranjeiras do Sul e a Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná (UNICENTRO), além de alguns movimentos camponeses, dentre eles o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST).

A especialização faz parte do Programa Escola da Terra, que, até 2021, foi desenvolvido na modalidade de curso de extensão. Agora no formato de especialização, os educadores poderão aprofundar os conhecimentos relacionados à Educação do Campo, contribuindo tanto para a melhoria da qualidade da educação dos estudantes do campo quanto para defesa da Educação do Campo.

O curso está organizado em 5 etapas que serão realizadas, presencialmente, ao longo do ano de 2022.

Durante a primeira etapa, realizada no mês de maio, os estudos foram voltados às disciplinas: “Periodização do desenvolvimento humano”, com a professora Natacha Janata da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC); “Metodologia da pesquisa”, com o professor Roberto Finato (UFFS); “O impacto das políticas neoliberais na educação”, com o professor Regis Clemente da Costa (UFFS).

Na aula inaugural, os estudantes tiveram a oportunidade de refletir sobre “Os impactos das políticas neoliberais na Educação do Campo”, com o professor Edson Marcos de Anhaia UFSC.

Ao final da primeira etapa, a avaliação dos cursistas foi muito positiva, destacando a qualidade das aulas, a importância dos estudos, das temáticas propostas e o fortalecimento da luta em defesa da educação pública, em especial da Educação do Campo, que é um direito dos povos do campo previsto em lei.

O professor Regis Clemente da Costa destaca que,  “A UFFS, desde a sua fundação, está comprometida com a educação pública de qualidade e contribui no processo formativo em nível de graduação e pós-graduação, em várias áreas do conhecimento. No que se refere à Educação do Campo, a UFFS - Campus Laranjeiras do Sul, oferece os cursos de graduação Interdisciplinar em Educação do Campo: Ciências Humanas e Sociais e Interdisciplinar em Educação do Campo: Ciências da Natureza, ambos licenciatura”.

A próxima etapa do curso acontecerá nos dias 06, 07 e 08 de julho de 2022.

Galeria de Imagens: