Campus Laranjeiras do Sul: Especialização em Realidade Brasileira seleciona candidatos

Publicado em: 01 de dezembro de 2017 14h12min / Atualizado em: 08 de dezembro de 2017 13h12min

A Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Laranjeiras do Sul oferta, a partir do primeiro semestre de 2018, o Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Realidade Brasileira. A Especialização objetiva potencializar a formulação de uma base teórico-prática que auxilie na construção da práxis educativa dos educadores, egressos dos cursos interdisciplinares em Educação do Campo (Licenciatura), lideranças dos movimentos sociais ou sindicais e populares do campo e das cidades.

A Especialização destina-se aos profissionais portadores de diploma de curso superior reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC) que atuem nas escolas de Educação Básica e em espaços educativos não formais, bem como lideranças e educadores populares vinculados aos movimentos sociais e sindicais, especialmente os camponeses e egressos dos cursos de Graduação de instituições públicas federais e estaduais do Paraná.

O curso será ofertado em regime de alternância – Tempo Universidade e Tempo Comunidade. As aulas, a hospedagem e alimentação ocorrerão no Centro de Desenvolvimento Sustentável e Capacitação em Agroecologia (CEAGRO) – Unidade Vila Velha, localizado na BR 158 – Km 435, no município de Rio Bonito do Iguaçu, Paraná, nos seguintes períodos e turno:
- De 22/01 a 31/01/2018, de segunda a sábado, em período integral (manhã, tarde e noite);
- De 16/07 a 25/07/2018, de segunda a sábado, em período integral (manhã, tarde e noite);
- De 28/01 a 09/02/2019, de segunda a sábado, em período integral (manhã, tarde e noite).

Seleção de candidatos

Na última quinta-feira (30), a UFFS publicou o Edital Nº 1062/GR/UFFS/2017 referente ao processo seletivo de candidatos às vagas do curso. Através do edital são ofertadas até 50 vagas para ingresso no primeiro semestre de 2018.

Os interessados em participar do processo de seleção poderão se inscrever no período de 1º de dezembro a 2 de janeiro de 2018.

As inscrições presenciais serão realizadas no período de 1º a 22 de dezembro de 2017, de segunda a sexta-feira, exceto feriados, das 08h30 às 11h30 e das 14h às 17h, na Secretaria de Pós-Graduação, localizada na Sala 232 do Bloco Docente/Administrativo do Campus, situado na BR 158 – Km 405, Laranjeiras do Sul, Paraná.

As inscrições enviadas pelos Correios, exclusivamente via Sedex, devem ser enviadas de 1º de dezembro de 2017 a 2 de janeiro de 2018, aos cuidados da Secretaria de Pós-Graduação do Campus Laranjeiras do Sul-PR, Sala 232 do Bloco Docente/Administrativo, BR 158 – Km 405, Caixa Postal 106, CEP 85.301-970, especificando no envelope: Inscrição para curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Realidade Brasileira.

Processo de seleção e início das aulas

O processo seletivo será constituído por:
– Análise do currículo (adequação do currículo/atuação do candidato à temática do curso);
– Análise do memorial descritivo (observando a experiência na educação básica, vivências com situações educativas e de trabalho nas entidades, associações, movimentos sociais e sindicais com os quais interage).

A divulgação do resultado final do processo seletivo será no dia 16 de janeiro; as matrículas serão nos dias 18 e 19 de janeiro.
O início das aulas está previsto para o dia 22 de janeiro de 2018 e o término para o dia 9 de fevereiro de 2019.

Mais informações sobre o processo seletivo estão disponíveis no Edital Nº 1062/GR/UFFS/2017.