Base Nacional Comum Curricular é tema de palestra promovida pela UFFS – Campus Laranjeiras do Sul
Atividade contou com a participação de professores de Laranjeiras do Sul e Rio Bonito do Iguaçu-PR

Publicado em: 13 de novembro de 2018 10h11min / Atualizado em: 13 de novembro de 2018 14h11min

Na segunda-feira (12), a Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Laranjeiras do Sul promoveu a palestra “Base Nacional Comum Curricular: historicidade, currículo e implementação”. A palestra, realizada no Cine Teatro Iguassu, foi conduzida pelo professor Élsio José Corá.

O evento contou com participação de docentes e estudantes dos cursos de licenciatura da UFFS, professores e educadores que atuam na Educação Infantil e Fundamental (séries iniciais), da rede municipal de Laranjeiras do Sul e Rio Bonito do Iguaçu-PR, além dos docentes da Escola Vicentina Santa Ana.

A atividade foi promovida pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) – vinculado ao Curso de Pedagogia, ofertado na UFFS – Campus Laranjeiras do Sul, com apoio da Prefeitura e Secretaria Municipal de Educação de Laranjeiras do Sul.

Conforme explica a coordenadora do evento, professora Vanda Mari Trombetta, “um dos objetivos do PIBID – Pedagogia é fomentar a formação continuada dos professores da rede. Tendo em vista esse objetivo organizamos esse evento sobre a BNCC no intuito de iniciar uma discussão para que, em 2019, possamos organizar outras jornadas para observar como será implantada a BNCC nas instituições de ensino. Esse evento é o primeiro de uma série de outras jornadas que realizaremos em parceria com a rede municipal dos municípios circunvizinhos para que possamos contribuir com a implementação da BNCC nas escolas”.

O palestrante do evento, professor Élsio José Corá, é docente na UFFS – Campus Chapecó. Entre 2015 e 2016 Corá foi cedido pela UFFS ao Ministério da Educação (MEC) e, neste período, trabalhou na construção das duas primeiras versões da BNCC. A partir dessa experiência o docente apontou em sua palestra aspectos sobre a construção do documento e as mudanças no cenário nacional, que repercutiram no texto final da BNCC.

Corá comenta que “a BNCC é uma referência curricular para que as escolas, municípios e estados elaborem seus currículos a partir desse referencial. A abordagem sobre a BNCC, principalmente a base homologada da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, foi dirigida à implementação desse currículo. A proposta da palestra foi unir um pouco a vivência do Curso de Pedagogia do Campus e trazer os estudantes para perto dos professores já formados e que estão atuando, além de fazer com que esses estudantes tenham uma interlocução maior com a escola”.

Durante a palestra, Corá fez um resgate histórico sobre a BNCC, tanto na base legal e as mudanças que ocorreram no cenário nacional e que de alguma maneira incidiram na mudança, principalmente, dos direitos e objetivos de aprendizagem para competências e habilidades, como essa mudança foi ocasionada e o que isso incide no currículo da escola. Conforme o professor “o objetivo foi discutir sobre a BNCC com os professores, que são de fato os mais interessados no tema, visto que a Base vai incidir diretamente na sua prática” aponta.

Para a coordenadora Pedagógica da Educação Fundamental na Secretaria Municipal de Educação de Laranjeiras do Sul, Pierina dos Santos Almeida, “a palestra abordou uma temática muito importante, tendo em vista que a BNCC ainda é uma novidade mesmo entre os professores. Participar desse evento certamente tratá benefícios para nossa educação, pois o professor está conhecendo um pouco mais sobre a BNCC, que é o documento com o qual trabalhará a partir de 2020”. Pierina destaca ainda que “a parceria entre a UFFS e o município beneficiará, especialmente, os educandos”.

Avaliação do evento
Os participantes poderão realizar a avaliação do evento posteriormente. Conforme explica Vanda “o questionário de avaliação será encaminhado para todos os participantes nos e-mails indicados no formulário de inscrição”.

Galeria de Imagens: