Áreas Experimentais do Campus Laranjeiras do Sul possibilitam realização de estudos de diversas áreas
Espaço permite uma infinidade de experimentos agrícolas, de Aquicultura e, futuramente, de avicultura e ovinocultura

Publicado em: 05 de dezembro de 2019 11h12min / Atualizado em: 05 de dezembro de 2019 18h12min

Aplicar e testar, na prática, o conteúdo teórico estudado em sala de aula. Esse é o principal objetivo das Áreas Experimentais, espaços disponibilizados para abrigar uma série de experimentos ligados aos cursos de Agronomia, Engenharia de Aquicultura, Ciências Biológicas, Licenciatura Interdisciplinar em Educação do Campo: Ciências da Natureza e Mestrado em Agroecologia e Desenvolvimento Rural Sustentável, ofertados na UFFS – Campus Laranjeiras do Sul.

O Campus Laranjeiras Sul possui uma área total de 90 hectares, sendo que, aproximadamente, 31,5  desse espaço corresponde às Áreas Experimentais, principalmente pela parte de campo, já disponível para utilização.

As Áreas Experimentais permitem que estudantes e professores possam desenvolver experimentos e pesquisas diversas como, por exemplo, comparar como uma determinada planta se comporta em diferentes condições de manejo. Também é possível produzir, através de estudos, novos métodos de cultivo.

Conforme explica o coordenador adjunto das Áreas Experimentais do Campus Laranjeiras do Sul (CAAEX-LS), Renato Paulo Glowka, "o espaço permite uma infinidade de experimentos agrícolas, de aquicultura e, futuramente, de avicultura e ovinocultura, para atividades práticas dos cursos ou para desenvolver novas tecnologias. E, a partir da finalização da construção da Estação de Aquicultura, outras possibilidades se abrem para a realização de estudos e pesquisas ligados à aquicultura".

As Áreas Experimentais do Campus Laranjeiras do Sul, após a implantação completa, com estruturas adequadas para as diferentes áreas, serão compostas dos seguintes setores: a) Olericultura, Plasticultura (casas de vegetação) e Viveiros (área de 4,90 ha); b) Produção Animal – Avicultura de Corte e Ovinocultura (aproximadamente 8,2 ha de área de forragem e 0,9 ha de instalações e manejo); c) Fruticultura (4,2 ha); d) Área de Culturas Anuais - Lavoura (8,0 ha); e) Sistema Agroflorestal (2,80 ha); f) Galpão de Máquinas e Implementos (500 m² de área construída e 5.700 m² de pátio externo); g) Estação de Aquicultura (aproximadamente 10 ha).

Além da parte de campo, as Áreas Experimentais contam com uma série de equipamentos, máquinas e estruturas, entre eles: galpão de máquinas, estufa e casa de vegetação, trator, pulverizador, grade, arado, escarificador, roçadeira, encanteiradora, perfurador de solo, distribuidor centrífugo de fertilizantes a lanço, distribuidor de calcário, reboque de carretão, trilhador de parcelas, semeadora de precisão para sementes grandes, entre outros. Dispõem ainda dos seguintes recursos humanos: dois técnicos em agropecuária, uma médica veterinária, um engenheiro agrônomo, um engenheiro de aquicultura, um tratorista e um trabalhador de serviços gerais (os dois últimos terceirizados).

Sobre os próximos desafios das Áreas Experimentais, Glowka comenta: “será necessário concluir o cercamento do restante da área, que abrange: avicultura, fruticultura, ovinocultura, hortas, Sistema Agroflorestal (SAF’s) e Aquicultura; finalizar a obra do galpão de máquinas, adequando para armazenamento dos equipamentos e alocação dos técnicos para um melhor atendimento; estruturação hidráulica, elétrica e meios de acesso (estradas) de toda a área; e construção de galpão de apoio e laboratório para a Aquicultura”.

Utilização das Áreas Experimentais
Para solicitar o uso de espaços, materiais e equipamentos, o professor responsável deve preencher o formulário de solicitação e encaminhá-lo para o e-mail da Coordenação Adjunta de Áreas Experimentais (CAAEX) - areaexp.ls@uffs.edu.br.

Outras informações sobre a instalação de experimentos e utilização dos maquinários também podem ser obtidas enviando e-mail para a CAAEX. Ao solicitar o agendamento o requisitante deve incluir no e-mail detalhes dos recursos necessários e a duração do experimento.

Galeria de Imagens: