Agricultores e estudantes participam de curso de poda de plantas frutíferas promovido pela UFFS
Atividade foi realizada no pomar do Campus e em propriedade de agricultor

Publicado em: 23 de agosto de 2019 09h08min / Atualizado em: 23 de agosto de 2019 15h08min

A UFFS – Campus Laranjeiras do Sul promoveu, na sexta-feira (16), o curso Poda de Plantas Frutíferas de Clima Temperado. A atividade foi promovida pela Desenvolve Consultoria Júnior e contou com a participação de mais de 20 pessoas, sendo a maior parte agricultores da comunidade regional.

O Curso foi ministrado pela docente do curso de Agronomia, Cláudia Simone Madruga Lima. As atividades foram realizadas no pomar da UFFS e em propriedade localizada no município.

Conforme a docente Cláudia “o curso foi completamente prático, no período da manhã as atividades foram realizadas no pomar do Campus Laranjeiras do Sul e na parte da tarde foi desenvolvido na propriedade do agricultor José Ademir Bauwelz, que possui um pomar doméstico e cedeu o espaço para as atividades práticas”.

No período da manhã as atividades focaram em conceitos sobre a poda de condução e formação, como é feita a poda de mudas novas e sobre o momento apropriado para fazer a poda de formação e de condução, onde e porque podar.

À tarde, o foco foi a poda de frutificação, que é a poda do pomar adulto, abordando conceitos gerais, maneiras de fazer os cortes nas árvores, ferramentas adequadas para cada tipo de corte, esterilização das tesouras de poda, pastas para controle dos cortes, além de questões pontuais sobre insetos e doenças.

“Aproximadamente 80% dos participantes eram agricultores e isso nos deixou muito satisfeitos. Os participantes demonstraram muita curiosidade e interesse pelo tema. Além de falar sobre a poda, também pudemos mostrar um pouco da Universidade para esses agricultores, explicamos algumas das atividades que são desenvolvidas pelos acadêmicos do curso de Agronomia, promovendo também a divulgação do Curso”, relata Cláudia.