Apresentação

Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia de Alimentos (Mestrado)

Sigla: PPGCTAL

Sobre o Curso:

Apresentação

O Programa de Pós-graduação em Ciência e Tecnologia de Alimentos (PPGCTAL) visa desenvolver conhecimentos, tecnologias e práticas inovadoras que promovam a segurança alimentar e nutricional, a saúde e a qualidade de vida. Por meio de uma sólida e ampla formação em biociências de alimentos, ciências de alimentos, tecnologia de alimentos e engenharia de alimentos, pretende-se formar profissionais de alto nível acadêmico em condições de contribuir com o desenvolvimento regional e com a solução dos problemas que envolvem o campo da nutrição humana em nossa sociedade.

 

Área de concentração: Biociência e Tecnologia de Alimentos

Nos últimos anos detecta-se uma forte tendência no desenvolvimento de alimentos mais seguros, com maior vida útil, que preservem os atributos sensoriais, que sejam ricos em substâncias bioativas promotores de saúde humana e utilizem tecnologias sustentáveis na sua produção. Nesse sentido, os estudos relacionados com a Biociência e Tecnologia de Alimentos, abrangerão, sob um ponto de vista mais amplo, as seguintes temáticas: (I) produtos regionais; (II) segurança de alimentos; (III) microbiologia e bioprocessos; (IV) química e processos verdes; (V) pós-colheita e aproveitamento de subprodutos; (VI) processos não térmicos; (VII) aplicações de micro-ondas aos processos de alimentos e correlatos; (VIII) processamento de pescados e correlatos; (IV) modelagem matemática em Ciência e Tecnologia e (X) embalagens para alimentos.

Sob este olhar serão desenvolvidas pesquisas que abrangem desde produção, estocagem, beneficiamento, industrialização e demais aspectos da cadeia produtiva. As pesquisas também serão conduzidas de modo a utilizar tecnologias limpas, seguras, processos para aproveitamento de resíduos bem como o desenvolvimento de equipamentos, embalagens e aditivos. Tais temáticas convergem para uma realidade global, buscando a inovação na maneira de processar os alimentos, de modo a torná-los diferenciados e competitivos.

Nesta proposta estas temáticas serão exploradas sob duas diferentes linhas de pesquisa: (I) Microbiologia, bioprocessos, análise e química de processos verdes; (II)  Processamento, modelagem de alimentos e valorização de subprodutos. Dessa maneira, os conhecimentos da tecnologia aliados à biociência poderão contribuir para a diminuição de perdas agrícolas, aumento do poder de negociação do pequeno e médio produtor, possibilidade de expansão do mercado para produtos diferenciados, diminuição do custo do transporte e da estocagem. O desenvolvimento de pesquisas sob este ponto de vista está coerente com as tendências mundiais de maior preocupação com a qualidade nutricional, diminuição das perdas na cadeia de produção e distribuição de alimentos, além da aplicação de tecnologia verde. Assim se espera promover o conhecimento científico e o desenvolvimento regional.

Objetivos

O Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia de Alimentos (PPGCTAL) visa desenvolver conhecimentos, tecnologias e práticas inovadoras que promovam a segurança alimentar e nutricional, a saúde e a qualidade de vida. Por meio de uma sólida e ampla formação em biociências de alimentos, ciências de alimentos, tecnologia de alimentos e engenharia de alimentos, pretende-se formar profissionais de alto nível acadêmico em condições de contribuir com o desenvolvimento regional e com a solução dos problemas que envolvem o campo da nutrição humana em nossa sociedade.

 

 

 

Turno: Matutino e Vespertino

Duração Mínima: 12 meses

Modalidade: Acadêmico

Número de vagas anuais: 20