Notícias


Mestrado em Agroecologia e Desenvolvimento Rural Sustentável promove IV Seminário de Autoavaliação 

Publicado em: 23 de setembro de 2020

O Programa de Pós-graduação em Agroecologia e Desenvolvimento Rural Sustentável (PPGADR), ofertado na UFFS – Campus Laranjeiras do Sul, promove o IV Seminário de Autoavaliação do PPGADR.

O seminário de autoavaliação tem como tema "Desafios para a Pós-Graduação em Agroecologia e Desenvolvimento Rural em tempos de retrocessos ambientais e democráticos".

Acesse a matéria completa aqui.

 


Pesquisa apresenta diagnóstico sobre a aquicultura na região de Laranjeiras do Sul

Publicado em: 26 de agosto de 2020

A aquicultura vem se apresentado cada vez mais como uma forma interessante de diversificação para as propriedades. No Paraná já atinge a marca de 146.212 toneladas, possuindo a maior produção do Brasil. No entanto, a viabilidade da atividade está relacionada à existência de condições que propiciem seu desenvolvimento na região em que está implantada.

Assim, a pesquisa desenvolvida por André de Moura Victorio, sob orientação da professora Betina Muelbert e coorientação do professor Emmanue Arnhold, no Programa de Pós-graduação em Agroecologia e Desenvolvimento Rural Sustentável da UFFS – Campus Laranjeiras do Sul, teve como objetivo realizar um diagnóstico da situação atual da aquicultura na região geopolítica de Laranjeiras do Sul. Região que compreende os municípios de Diamante do Sul, Espigão Alto do Iguaçu, Guaraniaçu, Laranjeiras do Sul, Marquinho, Nova Laranjeiras, Porto Barreiro, Quedas do Iguaçu, Rio Bonito do Iguaçu e Virmond.

Acesse a matéria completa aqui.

 


Campesinato e agroecologia: pesquisa participativa identifica os potenciais do uso da adubação verde no manejo de plantas espontâneas

Publicado em: 18 de agosto de 2020

A construção da agroecologia depende tanto dos avanços técnico-produtivos quanto do estabelecimento de bases epistemológicas e metodológicas que propiciem a construção coletiva do conhecimento, unindo o saber científico dos pesquisadores e o saber popular dos camponeses através de uma relação sujeito-sujeito.

O manejo de plantas espontâneas através de tecnologias de base agroecológica é um dos principais pontos de discussão entre grupos agroecológicos, e o uso de adubos verdes em sistema de plantio direto oferece uma potencial contribuição.

Assim, a pesquisa desenvolvida por Leonardo Pereira Xavier, sob orientação dos professores Paulo Henrique Mayer e Antônio Inácio Andrioli, no programada de pós-gradação em Agroecologia e Desenvolvimento Rural Sustentável da UFFS – Campus Laranjeiras do Sul, buscou avaliar, de maneira participativa, a eficiência do uso de diferentes espécies de adubação verde no manejo de plantas espontâneas e também discutir o uso da pesquisa-ação na construção do conhecimento agroecológico.

Acesse a matéria completa aqui.


Estudante do mestrado em Agroecologia e Desenvolvimento Rural Sustentável do Campus Laranjeiras do Sul é destaque em site internacional

Publicado em: 10 de agosto de 2020

A estudante Cassiê Kaczuk Refosco Menegas, do curso de mestrado em Agroecologia e Desenvolvimento Rural Sustentável da UFFS - Campus Laranjeiras do Sul, é um dos destaques do site da Agrar Koordination (Coordenação Agrária) de Hamburgo, na Alemanha.

Em entrevista à pesquisadora alemã Mireille Remesch, que esteve na UFFS em outubro de 2019, a estudante fala sobre sua pesquisa e sobre o papel da mulher na agroecologia, temáticas relevantes para os dias atuais.

Acesse a matéria completa aqui.

 


Pesquisa avalia o potencial da adubação verde sobre a cultura de milho e plantas espontâneas

Publicado em: 04 de março de 2020

O Brasil, segundo a Associação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCO), ocupa o lugar de maior consumidor de agrotóxicos do mundo. Enquanto o comércio mundial de agrotóxicos cresceu 93% nos últimos dez anos, no mercado brasileiro esse acréscimo foi de 190%. Assim, o uso de plantas de adubação verde tem sido uma estratégia adotada pelos agricultores para reduzir a utilização de insumos químicos sintéticos.

Objetivando avaliar o potencial alelopático de plantas de adubação verde sobre a cultura do milho e das plantas espontâneas, Maicon Reginatto, orientado pelos professores Lisandro Tomas da Silva Bonome e Henrique von Hertwig Bittencourt, desenvolveu sua pesquisa no Programa de Pós-graduação em Agroecologia e Desenvolvimento Rural Sustentável da UFFS – Campus Laranjeiras do Sul.

Acesse a matéria completa aqui.


UFFS é uma das entidades responsáveis pela Vitrine Tecnológica de Agroecologia no Show Rural Coopavel de 2020

Publicado em: 28 de janeiro de 2020

A Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Laranjeiras do Sul está realizando os últimos preparativos para a participação no Show Rural Coopavel, que acontece entre os dias 3 e 7 de fevereiro em Cascavel (PR).

A UFFS participa do evento expondo trabalhos, pesquisas e experimentos na Vitrine Tecnológica de Agroecologia, espaço de aproximadamente 5000m² em meio a outros diversos stands que integram o Show Rural Coopavel. A Vitrine é uma espécie de minipropriedade rural que utiliza tecnologias sustentáveis e ecológicas para a agricultura familiar e que há 16 anos integra o Show Rural Coopavel. O espaço é fruto do trabalho realizado em parceria por instituições de extensão, ensino e pesquisa.

Acesse a matéria completa aqui.



Agricultores participam de oficina sobre produção de picolés de frutas nativas

Publicado em: 11 de dezembro de 2019

A UFFS – Campus Laranjeiras do Sul promoveu, nesta quarta-feira (11), oficina de produção de picolés de frutas nativas. A atividade foi direcionada aos agricultores da região que trabalham com frutas nativas e crioulas e ocorreu no Laboratório de Operações Unitárias do Campus.

A oficina foi ministrada pelos docentes Leda Battestin Quast e Julian Perez Cassarino, com apoio de estudantes dos mestrados em Agroecologia e Desenvolvimento Rural Sustentável e em Ciência e Tecnologia de Alimentos. A atividade teve por objetivo desenvolver receitas, repassar orientações sobre os cuidados na produção e discutir formas de produção e comercialização dos produtos.

Acesse a matéria completa aqui.

 


II Encontro Vegetariano da UFFS reúne estudantes, professores e comunidade regional no Campus Laranjeiras do Sul

Publicado em: 31 de outubro de 2019

Nesta semana, ocorreu na UFFS – Campus Laranjeiras do Sul o II Encontro Vegetariano da UFFS. A atividade, realizada na terça-feira (29), contou com a presença de, aproximadamente, 60 pessoas, entre elas professores, técnicos, acadêmicos dos cursos de Ciências Biológicas, Agronomia, Engenharia de Alimentos e do Mestrado em Agroecologia e Desenvolvimento Rural Sustentável e pessoas da comunidade regional.

Durante a atividade a nutricionista Marina Schneppendahl palestrou sobre nutrição vegetariana, e o presidente da Sociedade Vegetariana Brasileira, Ricardo Laurino, abordou a temática “Crise de Percepção e Veganismo”. Em seguida, foram feitos questionamentos pela debatedora, professora Rozane Triches (da UFFS – Campus Realeza e do Mestrado em Agroecologia e Desenvolvimento Rural Sustentável), e perguntas do público presente.

Acesse a matéria completa aqui.

 


PPGADR promove palestra sobre “Políticas Públicas de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar: desafios e perspectivas”

Publicado em: 30 de outubro de 2019 

O Programa de Pós-graduação em Agroecologia e Desenvolvimento Rural Sustentável, ofertado na UFFS – Campus Laranjeiras do Sul promove, na segunda-feira (4), a palestra “Políticas Públicas de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar: desafios e perspectivas”. A atividade acontece a partir das 10h no Auditório do Bloco A.

A palestra será conduzida pelo professor Márcio Gazolla, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) - Campus Pato Branco. 

Acesse a matéria completa aqui.

 


Projeto em parceria entre UFFS, Unioeste e instituições da Alemanha desenvolverá pesquisa sobre cultivo da soja orgânica

Publicado em: 25 de outubro de 2019

No mês de setembro os professores da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Laranjeiras do Sul, Henrique Bittencourt e Rubens Fey, viajaram para a Alemanha com objetivo de estabelecer parceria com instituições alemãs para o desenvolvimento de pesquisas. O relato da viagem foi apresentado nessa sexta-feira (25), durante o IX Seminário de Ensino, Pesquisa e Extensão (SEPE).

Acesse a matéria completa aqui.

 


Pesquisa comprova a eficácia dos preparados vegetais no controle de doenças fúngicas no tomateiro

Publicado em: 21 de outubro de 2019

O tomateiro é uma das principais culturas agrícolas no mundo, em termos sociais e econômicos, no Brasil é uma importante fonte de emprego e renda. É altamente industrializado, nas formas de suco, molho, pasta e desidratada, além de ser um alimento funcional devido aos altos teores de vitaminas. Porém, várias doenças acometem a cultura, causando grande redução na produtividade e na qualidade dos frutos. Atualmente os produtos químicos sintéticos são os mais utilizados no controle destas doenças, mas estes podem causar danos ao meio ambiente, à saúde do agricultor e do consumidor.

Buscando uma alternativa a estes produtos químicos sintéticos, Silmara Rodrigues Pietrobelli, sob orientação do professor Gilmar Franzener e coorientação da pesquisadora Gabriela Silva Moura, desenvolveu sua pesquisa, intitulada “Eficiência de preparados vegetais no controle de doenças fúngicas e na indução de mecanismos de defesa em tomateiro”, no programa de Pós-graduação em Agroecologia e Desenvolvimento Rural Sustentável, da UFFS – Campus Laranjeiras do Sul. O objetivo principal de seu estudo foi avaliar a eficiência de preparados vegetais de plantas bioativas na indução de resistência, na incidência de doenças, no desenvolvimento e na produção de plantas de tomateiro.

Acesse a matéria completa aqui.

 


Mestrado em Agroecologia e Desenvolvimento Rural Sustentável promove aula inaugural

Publicado em: 15 de agosto de 2019

O Programa de Pós-Graduação em Agroecologia e Desenvolvimento Rural Sustentável (PPGADR), ofertado na UFFS – Campus Laranjeiras do Sul, promove, na segunda-feira (19), a aula inaugural do curso. A atividade está agendada para ocorrer no Auditório do Bloco A, a partir das 9h.

A aula inaugural terá como palestrantes Paulo Petersen, coordenador executivo da AS-PTA Agricultura Familiar e Agroecologia e vice-presidente da Associação Brasileira de Agroecologia ABA, que abordará o “Panorama da Agroecologia no Brasil: desafios para a academia”, e Hieda Maria P. Corona, professora da Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional da UTFPR – Campus Pato Branco, com a palestra “Desenvolvimento Regional: desafios para a academia”.

Acesse a matéria completa aqui.


Pesquisa identifica 7 espécies de frutas nativas prioritárias para domesticação no Território da Cantuquiriguaçu e Paraná Centro

Publicado em: 17 de junho de 2019

A biodiversidade do Brasil é considerada a maior do mundo e é resultado de um processo milenar que envolve fatores ambientais e sociais. Porém, esse processo de evolução vem sendo comprometido pelo avanço de um modelo de globalização hegemônico.

Nesse sentido, buscando analisar os impactos no âmbito das frutas nativas, o aluno Rodrigo Ozelame da Silva, sob orientação do professor Julian Perez Cassarino e do pesquisador do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMbio) Walter Stenboock, desenvolveu sua pesquisa intitulada “Frutas nativas, domesticação de plantas e agroecologia: por uma outra relação com a sociobiodiversidade” no Programa de Pós-graduação em Agroecologia e Desenvolvimento Rural Sustentável, da UFFS – Campus Laranjeiras do Sul.

Acesse a matéria completa aqui.

 


Campus Laranjeiras do Sul recebe estudante da Universidade de Münster

Publicado em: 11 de junho de 2019 

A UFFS – Campus de Laranjeiras do Sul recebeu, entre os meses de março e junho, o estudante Alexander Bartosch, da Universidade de Ciências Aplicadas da cidade de Münster, na Alemanha. Alexander, que é formado em Educação Física e cursa uma segunda graduação em Nutrição, veio ao Brasil em busca de novas experiências e para a realização de estágio na UFFS.

O estudante cursou duas disciplinas do Mestrado em Agroecologia e Desenvolvimento Rural Sustentável, ofertado pela UFFS – Campus de Laranjeira do Sul: Tópicos Especiais (Agricultura Orgânica – Experiências Europeias), ministrada pelo professor Rubens Fey e pela pesquisadora Miriam Athmann, do Instituto de Agricultura Orgânica e Agroecologia (AOL), que pertence à Universidade de Bonn, na Alemanha; e, a disciplina de Soberania, Segurança Alimentar e Políticas Públicas, ministrada pelos docentes Rozane Triches (UFFS – Campus Realeza) e Julian Cassarino (UFFS – Campus Laranjeiras do Sul).

Acesse a matéria completa aqui.

 


Pesquisadora alemã visita Campus Laranjeiras do Sul e participa de atividades

Publicado em: 17 de maio de 2019

Entre os meses de março e abril de 2019, a UFFS – Campus Laranjeiras do Sul recebeu a pesquisadora alemã Miriam Athmann, do Instituto de Agricultura Orgânica e Agroecologia (AOL), que pertence à Universidade de Bonn, na Alemanha.

A pesquisadora explica que esta vinda é resultado das visitas realizadas pelos professores da UFFS à instituição alemã em 2017, em que ficaram claras as semelhanças entre o Instituto de Agricultura Orgânica e Agroecologia e o curso de Mestrado em Agroecologia e Desenvolvimento Rural Sustentável da UFFS. Assim, como primeiro passo para um intercâmbio entre as instituições, a pesquisadora passou cerca de 30 dias na UFFS, participando de atividades de ensino e pesquisa desenvolvidas em Laranjeiras do Sul e região.

Acesse a matéria completa aqui.


Campus Laranjeiras do Sul participará da Vitrine Tecnológica de Agroecologia no Show Rural Coopavel

Publicado em: 16 de maio de 2019

Na sexta-feira (10), o professor Rubens Fey, Coordenador Adjunto das Áreas Experimentais da UFFS – Campus Laranjeiras do Sul, representou a Universidade em reunião realizada em Cascavel (PR) com a participação do coordenador geral do Show Rural Coopavel, Rogério Rizzardi, além de representantes de outras instituições.

Durante a reunião foi discutido, entre outros assuntos, a inclusão da UFFS – Campus Laranjeiras do Sul na Vitrine Tecnológica de Agroecologia, espaço de aproximadamente 1.700m², em meio a outros diversos stands que integram o Show Rural Coopavel.

Conforme explica o docente Rubens Fey, “a participação na Vitrine é também uma forma de integração com a Comunidade Regional, especialmente com os agricultores, tendo em vista que os cursos de Agronomia e o Mestrado em Agroecologia e Desenvolvimento Rural Sustentável devem interagir com os agricultores, e esse é um espaço muito frequentado pelos agricultores da região e do Estado do Paraná”.

Acesse a matéria completa aqui.

 


Mestrado em Agroecologia e Desenvolvimento Rural Sustentável promove seminário de avaliação no dia 21

Publicado em: 10 de maio de 2019

O Programa de Pós-Graduação em Agroecologia e Desenvolvimento Rural Sustentável (PPGADR), ofertado na UFFS – Campus Laranjeiras do Sul, promove seminário de avaliação na terça-feira, dia 21 de maio. O evento é aberto para toda comunidade acadêmica e regional.

A atividade, que tem a temática “Desafios da consolidação do mestrado frente às necessidades regionais”, será realizada a partir das 8h30, no Auditório Bloco Docente/Administrativo UFFS, Campus Laranjeiras do Sul, com previsão de encerramento às 20h30.

Acesse a matéria completa aqui.

 


Projetos promovem oficinas de formação para a introdução de frutas nativas no PNAE

Publicado em: 26 de fevereiro de 2019

Os Projetos “Implantação do Centro Vocacional Tecnológico em Agroecologia e produção Orgânica na Região da Cantuquiriguaçu (PR)” e “Mapeamento de Canais de Comercialização para Frutas Nativas no Território Cantuquiriguaçu (PR)”, desenvolvidos pelo Laboratório Vivan de Sistemas Agroflorestais e pelo Núcleo de Estudos Avançados em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional (NEA-SSAN Karu Porã) da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Laranjeiras do Sul, promoveram oficinas de formação para a introdução de frutas nativas no Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).

As oficinas foram realizadas nos dias 7 e 20 de fevereiro. As oficinas foram ministradas pelas bolsistas do Mestrado em Agroecologia e Desenvolvimento Rural Sustentável Lilian da Silvia e Ana Beatriz Maia e pelo bolsista de Iniciação Científica Jailson Nunes, com a coordenação do docente Julian Perez Cassarino.

Acesse a matéria completa aqui.



Estudante da Espanha participa de atividades do Mestrado em Agroecologia e Desenvolvimento Rural Sustentável em Laranjeiras do Sul

Publicado em: 28 de novembro de 2018

O Programa de Mestrado em Agroecologia e Desenvolvimento Rural Sustentável, ofertado na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Laranjeiras do Sul recebeu, entre os dias 19 de outubro de 20 de novembro, a intercambista Laura García Rojo, vinda da Espanha. A estudante também ficará um mês no Campus Chapecó.

Laura é estudante do mestrado em Cooperação Internacional para Desenvolvimento na Universidad de Valladolid, e é graduada em Serviço Social. Seu trabalho de mestrado envolve lideranças de mulheres indígenas e defensoras de Direitos Humanos e Meio Ambiente. A estudante também participa ativamente de uma organização solidária chamada Entrepueblos, que tem um histórico de colaboração com a América Latina.

Conforme comenta a Coordenadora do Mestrado, Professora Betina Muelbert, “a vinda da Laura para o Campus Laranjeiras do Sul foi mediada pela Assessoria Para Assuntos Internacionais da UFFS, através de um Acordo de Cooperação entre as instituições. Ela foi a primeira aluna que veio para o Campus, provavelmente, no próximo semestre receberemos mais duas estudantes”.

Acesse a matéria completa aqui.

 


Dia de Campo agroecológico é realizado no Campus Laranjeiras do Sul

Publicado em: 22 de novembro de 2018

O Projeto de Implantação do Centro Vocacional Tecnológico em Agroecologia e Produção Orgânica da Região Cantuquiriguaçu e o Núcleo de Estudos em Agroecologia Cantuquiriguaçu promovem, nesta quinta-feira (22), o Dia de Campo Agroecológico. A atividade conta com a participação de estudantes da Casa Familiar Rural de Nova Laranjeiras-PR, do Centro Estadual de Educação Profissional Professora Naiana Babaresco de Souza e do Curso Interdisciplinar em Educação do Campo: Ciências Naturais, Matemática e Ciências Agrárias.

As atividades são ministradas por estudantes matriculados na disciplina de Fruticultura e Olericultura do Curso de Agronomia e pelo Técnico de Laboratório, mestre em Agroecologia e Desenvolvimento Rural Sustentável, Diogo Siqueira, com orientação da Professora Cláudia Madruga Lima e apoio de estudantes do Mestrado em Agroecologia e Desenvolvimento Rural Sustentável.

Acesse a matéria completa aqui.

 


Mestrado em Agroecologia e Desenvolvimento Rural Sustentável promove aula inaugural

Publicado em: 15 de agosto de 2018

O Programa de Pós-graduação em Agroecologia e Desenvolvimento Rural Sustentável (PPGADR) ofertado na UFFS – Campus Laranjeiras do Sul, promove, na sexta-feira (31), a aula inaugural do curso. A atividade está agendada para ocorrer no Auditório do Bloco A, a partir das 14h.

A aula terá como palestrantes Irene Maria Cardoso, da Universidade Federal de Viçosa-MG, que abordará “A construção do conhecimento Agroecológico”; Arne Janssen, da Universidade de Amsterdã (Holanda), com a palestra “Experiências da pesquisa em controle biológico de plantas”, e Inês Claudete Burg, da UFFS – Campus Chapecó-SC, que trabalhará a temática “Conservação de semente: importância para a agroecologia e segurança alimentar”.

Acesse a matéria completa aqui.

 


Ciclo de debates diálogos dos saberes discute “associação entre exposição a agrotóxicos, depressão e ideação suicida”

Publicado em: 27 de setembro de 2018

Na terça-feira (2) ocorre, na UFFS – Campus Laranjeiras do Sul, uma palestra com o tema “Associação entre exposição a agrotóxicos, depressão e ideação suicida na população do município de Anahy”. A atividade, que é integrante do Ciclo de Debates Diálogos dos Saberes, terá como palestrante Meiriane Bürger Machado.

O evento é promovido pelo Programa de Educação Tutorial (PET) Conexão de Saberes – Políticas Públicas e Agroecologia e Programa de Mestrado em Agroecologia e Desenvolvimento Rural Sustentável, com apoio do Núcleo de Estudos em Cooperação (NECOOP), Centro Vocacional Tecnológico da UFFS – Campus Laranjeiras do Sul e Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Acesse a matéria completa aqui.

 


Mestrado em Agroecologia e Desenvolvimento Rural Sustentável promove aula inaugural

Publicado em: 15 de agosto de 2018

O Programa de Pós-graduação em Agroecologia e Desenvolvimento Rural Sustentável (PPGADR) ofertado na UFFS – Campus Laranjeiras do Sul, promove, na sexta-feira (31), a aula inaugural do curso. A atividade está agendada para ocorrer no Auditório do Bloco A, a partir das 14h.

A aula terá como palestrantes Irene Maria Cardoso, da Universidade Federal de Viçosa-MG, que abordará “A construção do conhecimento Agroecológico”; Arne Janssen, da Universidade de Amsterdã (Holanda), com a palestra “Experiências da pesquisa em controle biológico de plantas”, e Inês Claudete Burg, da UFFS – Campus Chapecó-SC, que trabalhará a temática “Conservação de semente: importância para a agroecologia e segurança alimentar”.

Acesse a matéria completa aqui.

 


Central de análises do Campus Laranjeiras do Sul dispõe de Espectrofotômetro Infravermelho

Publicado em: 04 de julho de 2018

A Central de Análises da UFFS – Campus Laranjeiras do Sul recebeu, no mês de junho, um Espectrofotômetro Infravermelho com Transformada de Fourier, equipamento de grande relevância para a realização de pesquisas da Graduação e de programas de Mestrado.

O equipamento beneficiará pesquisas desenvolvidas por estudantes e docentes dos cursos de Mestrado em Agroecologia e Desenvolvimento Rural Sustentável e em Ciência e Tecnologia de Alimentos e dos cursos de Graduação em Agronomia, Engenharia de Aquicultura e Engenharia de alimentos, ofertados no Campus.

Acesse a matéria completa aqui.

 


Interdisciplinaridade na Pós-Graduação é tema de mesa-redonda

Publicado em: 03 de maio de 2018

O Programa da Pós-graduação em Agroecologia e Desenvolvimento Rural Sustentável (PPGADR) promove, na próxima segunda-feira (7), mesa-redonda com a temática “Interdisciplinaridade na Pós-Graduação – desafios e proposições”. O evento ocorre a partir das 13h30 no Auditório do Bloco A do Campus Laranjeiras do Sul.

A atividade tem por objetivo debater a interdisciplinaridade na Pós-Graduação, desafios na construção de estudos e pesquisas integradoras de aspectos teóricos, práticos e metodológicos de diferentes áreas do conhecimento científico.

Acesse a matéria completa aqui.

 


Mesa-redonda discute “Violência contra a mulher no campo e na cidade”

Publicado em: 03 de maio de 2018

Na próxima quarta-feira (9) ocorre, na UFFS – Campus Laranjeiras do Sul, mesa-redonda com a temática “Violência contra a mulher no campo e na cidade”. O debate será realizado a partir das 14h no Centro Vocacional Tecnológico do Campus. A atividade é aberta para estudantes, servidores, terceirizados e comunidade regional.

A atividade é organizada pelas docentes Josimeire Aparecida Leandrini, Liria Ângela Andrioli e Siomara Aparecida Marques do PPGADR, pelo Grupo PET/Conexão de Saberes – Políticas Públicas e Agroecologia e pelo Grupo de Estudos de Gênero do Campus Laranjeiras do Sul.

Acesse a matéria completa aqui.

 


Projeto busca fomentar consumo e cultivo de peixes na Terra Indígena Rio das Cobras

Publicado em: 03 de abril de 2018

A UFFS – Campus Laranjeiras do Sul desenvolve atividades de Pesquisa e Extensão na Terra Indígena Rio das Cobras em Nova Laranjeiras-PR desde 2014. Atualmente, um dos projetos executados no local é o “Piscicultura na Terra indígena Rio das Cobras”, que é uma continuação de outros projetos, com a mesma temática, desenvolvidos anteriormente no local.

O projeto conta com o apoio do cacique Angelo Kãvigtanh Rufino, da professora Crislaine Padilha de Aguilera, do Colégio Rural Estadual Indígena Rio das Cobras, e da indígena e egressa do Mestrado em Agroecologia e Desenvolvimento Rural Sustentável, Ilda Cornélio. Recebe também colaboração dos docentes Maude Regina de Borba, Marcos Weingartner e Cristiano Durat, além dos estudantes do curso de Engenharia de Aquicultura.

Acesse a matéria completa aqui.

 


PET promove palestra sobre Sistemas Agroflorestais

Publicado em: 20 de março de 2018

Na quarta-feira (28) ocorre, na UFFS – Campus Laranjeiras do Sul, palestra com o tema “Sistemas Agroflorestais”. A atividade, que é integrante do Ciclo de Debates Diálogos dos Saberes, terá como palestrante Maria Izabel Radomski.

O evento é promovido pelo Programa de Educação Tutorial (PET) Conexão de Saberes – Políticas Públicas e Agroecologia em parceria com o Núcleo de Estudo Avançado em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional “KARU PORÔ, Programa de Mestrado em Agroecologia e Desenvolvimento Rural Sustentável e Núcleo de Estudos em Agroecologia – NEA Cantuquiriguaçu.

Acesse a matéria completa aqui.

 


Mestrado em Agroecologia e Desenvolvimento Rural Sustentável promove seminário de avaliação

Publicado em: 12 de março de 2018

O Programa de Mestrado em Agroecologia e Desenvolvimento Rural Sustentável promove, na próxima quarta-feira (14), o Seminário de Avaliação do Programa. A atividade ocorre a partir das 13h30 no Auditório do Bloco A do Campus Laranjeiras do Sul.

Conforme a coordenadora do Programa, Betina Muelbert, o objetivo do seminário é “refletir sobre a criação do Mestrado e reafirmar os compromissos com a Agroecologia e o Desenvolvimento Rural Sustentável na perspectiva interdisciplinar. De maneira dinâmica e participativa, vamos analisar o presente para qualificar nossas tomadas de decisão na construção de cenários e desafios futuros”.

Acesse a matéria completa aqui.



Docentes e estudantes participam de Jornada Binacional de Agricultura Subtropical

Publicado em: 21 de novembro de 2017

Nos dias 16 e 17 de novembro, uma comitiva formada por docentes e estudantes do Mestrado em Agroecologia e Desenvolvimento Rural Sustentável e acadêmicos vinculados ao Programa de Educação Tutorial (PET) – Grupo PET/Conexão de Saberes – Políticas Públicas e Agroecologia da UFFS – Campus Laranjeiras do Sul participou das “Primeras Jornadas Binacionales Inter-Universitarias de Agricultura Subtropical”.

A Jornada foi realizada na Facultad de Ciencias Forestales da Universidad Nacional de Misiones (UNAM), localizada na cidade de Eldorado, província de Misiones – Argentina, e foi promovido em parceria entre a Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) e a UNAM.

Acesse a matéria completa aqui.

 


Trabalho de mestranda do Campus Laranjeiras do Sul é selecionado entre os seis melhores em Simpósio Internacional

Publicado em: 06 de novembro de 2017

A estudante, Micheli Becker, do Mestrado em Agroecologia e Desenvolvimento Rural Sustentável, ofertado na UFFS – Campus Laranjeiras do Sul, representou a UFFS no 7º Simpósio Internacional de Nutrição e Saúde de Peixes (AquaNutri), realizado na Fazenda Experimental Lageado da Universidade Estadual Paulista (Unesp) em Botucatu-SP, no final do último mês.

Neste ano, o evento contou com palestras voltadas para novas técnicas de sanidade através do uso de imunoestimulantes para a ração, prevenindo dessa forma doenças no cultivo de peixes. Durante o Simpósio ocorreu também a apresentação oral dos seis melhores trabalhos submetidos ao evento, os quais concorreram ao prêmio Dr. Newton Castagnolli.

Acesse a matéria completa aqui.

 


Palestra sobre “Produção de Conhecimentos e Inovações na Agroecologia” ocorre no dia 26

Publicado em: 21 de setembro de 2017

O Mestrado em Agroecologia e Desenvolvimento Rural Sustentável (PPGADR) e o Grupo PET/Conexão de Saberes – Políticas Públicas e Agroecologia do Programa de Educação Tutorial (PET) da UFFS – Campus Laranjeiras do Sul convidam a comunidade acadêmica e regional para a palestra “Produção de Conhecimentos e Inovações na Agroecologia”.

O evento ocorree na próxima terça-feira (26), às 19h, no Auditório do Bloco A do Campus. A palestra é aberta a todos os interessados.

Acesse a matéria completa aqui.

 


Mestrado em Agroecologia e Desenvolvimento Rural Sustentável concede primeiros títulos de mestre a estudantes indígenas

Publicado em: 01 de setembro de 2017

O Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Agroecologia e Desenvolvimento Rural Sustentável, ofertado na UFFS – Campus Laranjeiras do Sul, vive um momento histórico. No mês de agosto o curso concedeu os primeiros títulos de mestre para estudantes indígenas.

As egressas, Ilda Cornélio e Suzana Kagmu Mineiro, são da etnia Kaingang. Ilda reside na Terra Indígena Rio das Cobras, em Nova Laranjeiras-PR e Suzana mora na área urbana do município. As alunas iniciaram o Mestrado no ano de 2015, estando entre as primeiras estudantes indígenas a ingressarem em programas de Pós-Graduação Stricto Sensu da UFFS.

Acesse a matéria completa aqui.

 


Mestrado em Agroecologia e Desenvolvimento Rural Sustentável promove aula inaugural no dia 7

Publicado em: 28 de julho de 2017

Na segunda-feira (7), o Programa de Pós-Graduação em Agroecologia e Desenvolvimento Rural Sustentável, da UFFS – Campus Laranjeiras do Sul, promove aula inaugural do curso. O evento, que é integrante do Ciclo de Debates “Diálogos dos Saberes”, ocorrerá no Auditório do Bloco A, das 13h30 às 17h30. A participação é aberta a toda comunidade acadêmica e regional.

Acesse a matéria completa aqui.