Perfil do Curso


Interdisciplinar em Educação do Campo: Ciências da Natureza - Licenciatura do Campus Laranjeiras do Sul

Sigla: CCCNLS

Sobre o Curso:

O Curso de Graduação em Interdisciplinar em Educação do Campo: Ciências da Natureza – Licenciatura tem como objetivo geral formar professores para atuar na educação básica na área de Ciências da Natureza (Ciências, Biologia, Física e Química), comprometidos com o desenvolvimento educacional, cultural, social e econômico, principalmente dos sujeitos do campo.

O Curso possui os seguintes objetivos específicos:

• Formar profissionais da educação capacitados para promover a gestão de processos educativos escolares e não escolares no/do campo, bem como capazes de iniciativas que promovam e qualifiquem o processo educacional do campo.
• Garantir a formação profissionais comprometidos com a educação pública, gratuita e de qualidade e atentos às questões educacionais oriundas do campo, seu movimento, seus projetos educativos e suas inovações educacionais, buscando apoiar e qualificar estas demandas.
• Promover a produção e difusão do conhecimento por meio do desenvolvimento de ensino, pesquisa e extensão de qualidade nas áreas de Ciências da Natureza e/ou Educação do Campo.
• Possibilitar a relação entre o ensino de Ciências da Natureza com o contexto local.
• Propiciar a formação docente sólida para o ensino das Ciências da Natureza, priorizando a Educação no Campo.
• Capacitar para a problematização e intervenção no campo, com base nos princípios agroecológicos, de cooperação e sustentabilidade.
• Fomentar discussões que possibilitem a compreensão do planejamento, da implementação e da avaliação de processos de ensino que envolvam a inclusão escolar.

Turno: Noturno

Duração Mínima: 4 anos e meio

Modalidade: Presencial

Número de vagas anuais: 40