Grade Curricular


Grade/Matriz Curricular:


Matriz Curricular 2019

Curso de graduação Interdisciplinar em Educação do Campo: Ciências da Natureza – Licenciatura
Campus Laranjeiras do Sul

Atividades* (em horas)

 

 

Total de

horas

 

 

Pré-req

Aulas presenciais

 

PCCr**

 

Aulas não presenciais

 

Estágio

 

Extensão

 

Pesquisa

Teórica

Prática

Fase

Domínio

Código

Componente Curricular

1ª fase

01

ES

GCH*

História e filosofia das ciências da natureza

45

 

 

 

 

 

 

45

 

02

CM

GCH290

Iniciação à Prática Científica

60

 

 

 

 

 

 

60

 

03

ES

GCH*

Educação do campo e educação popular

45

 

15

 

 

 

 

60

 

04

CM

GEX212

Matemática B

60

 

 

 

 

 

 

60

 

05

ES

GCB*

Fundamentos de ecologia

30

 

 

 

 

 

 

30

 

06

CX

GCH796

Teorias da aprendizagem e do desenvolvimento humano

45

 

 

 

 

 

 

45

 

Subtotal

285

 

15

 

 

 

 

300

 

2ª fase

07

ES

GEX*

Cálculo I

60

 

 

 

 

 

 

60

04

08

ES

GCB*

Biologia I

45

 

15

 

 

 

 

60

 

09

CX

GCH801

Organização do trabalho pedagógico

15

 

 

 

 

 

 

60

 

10

CX

GCH794

Didática geral

60

 

 

 

 

 

 

60

 

11

CM

GCH292

História da Fronteira Sul

60

 

 

 

 

 

 

60

 

Subtotal

285

 

15

 

 

 

 

300

 

3ª fase

12

CM

GLA104

Produção textual acadêmica

60

 

 

 

 

 

 

60

 

13

ES

GEX*

Cálculo II

60

 

 

 

 

 

 

60

07

14

ES

GCB*

Biologia II

45

 

15

 

 

 

 

60

08

15

CM

GEX210

Estatística básica

60

 

 

 

 

 

 

60

 

16

CX

GCH829

Fundamentos da educação I

45

 

 

 

 

 

 

45

 

17

ES

GCH*

Seminário: Direitos Humanos

15

 

 

 

 

 

 

15

 

Subtotal

285

 

15

 

 

 

 

300

 

4ª fase

18

ES

GEX*

Química I

60

 

15

 

 

 

 

75

04

19

ES

GEX*

Física I

45

 

15

 

 

 

 

60

04

20

ES

GCB*

Biologia III

45

 

15

 

 

 

 

60

08

21

ES

GCH800

Estágio curricular supervisionado I

 

 

 

 

60

 

 

60

09

22

CX

GCH798

Fundamentos da educação II

30

 

 

 

 

 

 

30

16

23

CX

GCH827

Psicologia da educação

30

 

 

 

 

 

 

30

 

Subtotal

210

 

45

 

60

 

 

315

 

5ª fase

24

ES

GEX*

Química II

60

 

15

 

 

 

 

75

13,18

25

ES

GCH*

Fundamentos teórico-metodológicos do ensino das ciências da natureza

15

 

45

 

 

 

 

60

01,10

26

ES

GCB*

Biologia IV

45

 

15

 

 

 

 

60

08

27

ES

GEX*

Física II

45

 

15

 

 

 

 

60

07,19

28

ES

GCH802

Estágio curricular supervisionado II

 

 

 

 

45

 

 

45

20

29

CX

GCH797

Educação inclusiva

30

 

 

 

 

 

 

30

 

Subtotal

210195

 

7590

 

45

 

 

330

 

6ª fase

30

ES

GEX*

Química III

60

 

15

 

 

 

 

75

18

31

ES

GEX*

Física III

45

 

15

 

 

 

 

60

13,27

32

ES

GCH*

Estágio curricular supervisionado III

 

 

 

 

75

 

 

75

14,18,19,20,25,26

33

ES

GCH*

Instrumentação e práticas do ensino de ciências da natureza I

 

 

60

 

 

 

 

60

14,18,19,20,25,26

34

ES

GCH*

Matrizes formativas e práticas na educação do campo

30

 

30

 

 

 

 

60

 

35

CX

GCH803

Agroecologia e cooperação na escola

30

 

 

 

 

 

 

30

 

Subtotal

165

 

120

 

75

 

 

360

 

7ª fase

36

CX

GCH*

História e cultura afro-brasileira e indígena e relações étnico-raciais na escola

30

 

 

 

 

 

 

30

 

37

ES

GCH*

Instrumentação e práticas do ensino de ciências da natureza II

 

 

60

 

 

 

 

60

24,25,30,31

38

CM

GCH291

Introdução ao Pensamento Social

60

 

 

 

 

 

 

60

 

39

ES

GCH*

Estágio curricular supervisionado IV

 

 

 

 

75

 

 

75

32

40

ES

GEX*

Física IV

45

 

15

 

 

 

 

60

31

41

ES

GCS*

Realidade do campo brasileiro

45

 

 

 

 

 

 

45

 

Subtotal

180

 

75

 

75

 

 

330

 

8ª fase

42

ES

GEX*

Química experimental

 

60

15

 

 

 

 

75

24,30

43

ES

GEX*

Física experimental

 

45

15

 

 

 

 

60

40

44

ES

GCH*

Estágio curricular supervisionado V

 

 

 

 

75

 

 

75

37

45

ES

 

Optativa I

30

 

 

 

 

 

 

30

 

46

ES

 

Optativa II

30

 

 

 

 

 

 

30

 

47

ES

GCH*

Trabalho de conclusão de curso I

 

 

 

 

 

 

60

60

De 1 a 41

48

CX

GCH799

Política educacional e legislação do ensino no Brasil

45

 

 

 

 

 

 

45

 

49

ES

GCB*

Fisiologia vegetal

30

 

 

 

 

 

 

30

20

Subtotal

135

105

30

 

75

 

60

405

 

9ª fase

50

ES

GCH*

Estágio curricular supervisionado VI

 

 

 

 

75

 

 

75

37,40

51

CM

GSC239

Direitos e cidadania

60

 

 

 

 

 

 

60

 

52

CX

GLA210

Língua brasileira de sinais (Libras)

60

 

 

 

 

 

 

60

 

53

ES

 

Optativa III

45

 

 

 

 

 

 

45

 

54

ES

 

Optativa IV

60

 

 

 

 

 

 

60

 

55

ES

GCH*

Trabalho de conclusão de curso II

 

 

 

 

 

 

90

90

42,43,44,47,48,49

Subtotal

225

 

 

 

75

 

90

390

 

Subtotal Geral

1965

105

405

 

405

 

150

3030

 

Atividades curriculares complementares

 

 

 

 

 

 

 

210

 

Total Geral

 

 

 

 

 

 

 

3240

 

CM – Domínio Comum CX – Domínio Conexo ES – Domínio Específico

*Atividades descritas conforme previsto no Art. 14 do atual Regulamento da Graduação da UFFS.

** PCCr: coluna exclusiva para os cursos de licenciatura (400 horas). Segundo a legislação vigente: (...) a prática como componente curricular é o conjunto de atividades formativas que proporcionam experiências de aplicação de conhecimentos ou de desenvolvimento de procedimentos próprios ao exercício da docência. Por meio destas atividades, são colocados em uso, no âmbito do ensino, os conhecimentos, as competências e as habilidades adquiridos nas diversas atividades formativas que compõem o currículo do curso. As atividades caracterizadas como prática como componente curricular podem ser desenvolvidas como núcleo ou como parte de disciplinas ou de outras atividades formativas. Isto inclui as disciplinas de caráter prático relacionadas à formação pedagógica, mas não aquelas relacionadas aos fundamentos técnico-científicos correspondentes a uma determinada área do conhecimento (Parecer CNE/CES nº 15/2005).