UFFS vai sediar seminário internacional no Campus Erechim
Pesquisadores de diferentes países discutirão a inclusão de indígenas, afrodescendentes, pessoas com deficiência, imigrantes e setores populares nas universidades

Publicado em: 13 de maio de 2019 09h05min / Atualizado em: 31 de maio de 2019 11h05min

A Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Erechim sediará, de 10 a 13 de junho, um seminário internacional sobre inclusão de indígenas, afrodescendentes, pessoas com deficiência, imigrantes e setores populares nas universidades. O evento servirá também para a definição de novas metas para ações afirmativas de inclusão e permanência nas Instituições de Ensino Superior (IES). Entre os participantes, estão pesquisadores da Argentina e de Portugal.

Serão apresentados os resultados de estudos realizados por diferentes universidades do Brasil e do exterior, referentes aos avanços conquistados pelos vários países em relação às políticas de inclusão de grupos historicamente excluídos do Ensino Superior.

A inscrição para o evento (ouvintes) está aberta até o dia 31 de maio, por meio do site https://www.uffs.edu.br/formularios/eventos/seminario-internacional-inclusao.

A programação inclui o lançamento de dois livros, com organização de pesquisadores como a professora Adriana Loss, da UFFS. A docente é uma das responsáveis pelo projeto "Centro de Formação de Professores (CEFORP) – Estudos sobre interculturalidade na universidade", que conta com a parceria da Universidad Nacional de Missiones (UNaM) e da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste). O projeto, que recebeu recursos da SECADI/CAPES através do Programa de Desenvolvimento Acadêmico Abdias Nascimento, resultou também em ações de mobilidade acadêmica para universitários da UFFS.

Programação do Seminário Internacional

O evento será transmitido integralmente pelo Facebook, através da página UFFS Ao Vivo.