UFFS promove palestra virtual em parceria com universidade moçambicana para debater arquitetura e cidades afrolatinas
Inscrições podem ser feitas até dia 10 de dezembro

Publicado em: 08 de dezembro de 2020 09h12min / Atualizado em: 08 de dezembro de 2020 17h12min

O projeto de pesquisa da UFFS – Campus Erechim “Maputo: reflexões compartilhadas” e a Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Planeamento Físico da Universidade Wutivi (UniTiva) de Moçambique realizam, no dia 16 de dezembro, palestra on-line e debate do texto “Análise do patrimônio arquitetônico e espaços de comunidades de matriz africana na América Latina e Caribe”, de autoria de Andreia Moassab, Celine Veríssimo e Raimundo Soares

A atividade tem como convidada a arquiteta Celine Veríssimo. Professora do curso de Arquitetura e Urbanismo e do Mestrado em Políticas Públicas e Desenvolvimento da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA), Celine é formada pela Escola de Tecnologias Artísticas de Coimbra, Portugal, tem mestrado em Arquitetura Sustentável pela Universidade de Chiba, Japão, e doutorado em Planeamento do Desenvolvimento, pela Bartlett Development Planning Unit, University College London. É vice-líder do Grupo de Estudos Multidisciplinares em Urbanismos e Arquiteturas do Sul (MALOCA/UNILA) e pesquisadora do Grupo de Estudos Decolonizar a América e seus Espaços (¡DALE!).

De acordo com o coordenador do projeto “Maputo: reflexões compartilhadas”, professor Murad Vaz, o encontro do dia 16 faz parte de um ciclo de debates sobre arquitetura e cidades afrolatinas, sob a forma de grupo de estudos, que visa a troca de saberes e experiências entre estudantes e docentes das duas instituições. “Intenciona-se, a partir dessa experiência, ampliar a rede de pesquisadores envolvidos, permitindo trocas e debates, de Sul para Sul. Nessa primeira edição, de forma exploratória, buscaremos  identificar lacunas, potencialidades, metodologias, viabilidade das plataformas digitais, qualidade de acesso on-line”, explica.

O evento terá duração de uma hora e iniciará às 10h30 no horário do Brasil e 15h30 no horário de Moçambique, sendo aberto às comunidades acadêmicas de ambas as instituições bem como a profissionais da área interessados no tema. A mediação ficará a cargo de Murad e da professora da UniTiva Daiane Bertoli.

Para participar, é preciso fazer a inscrição por meio de FORMULÁRIO ON-LINE até o dia 10 de dezembro. As vagas são limitadas. Os inscritos receberão o texto para debate, o link de acesso à sala virtual e o certificado de participação pelo e-mail por eles cadastrados no momento da inscrição.