UFFS oferta 40 vagas gratuitas para o curso superior Interdisciplinar em Educação do Campo
Curso ocorre no Campus Erechim em regime de alternância. Seleção é composta por prova de redação

Publicado em: 11 de agosto de 2017 13h08min / Atualizado em: 15 de agosto de 2017 09h08min

A UFFS publicou, nesta sexta-feira 11, o edital do Processo Seletivo para o curso superior Interdisciplinar em Educação do Campo: Ciências da Natureza – Licenciatura. Ofertado no Campus Erechim, o curso destina-se à formação de professores para atuar, preferencialmente, em escolas do campo, bem como em outros espaços educativos escolares e não escolares, visando a ampliação e qualificação da oferta de educação básica às populações do campo. Totalmente gratuito, o curso é presencial e ocorre em regime de alternância.

O profissional formado neste curso pode atuar em escolas, nos anos finais do Ensino Fundamental e no Ensino Médio, na área de Ciências da Natureza (em disciplinas como biologia, física, química, etc), bem como na Educação de Jovens e Adultos e/ou em outros espaços educativos formais e não-formais.

O curso está organizado em dois tempos que se complementam: Tempo Comunidade e Tempo Universidade. Os componentes curriculares estão organizados de maneira que os estudantes desenvolvam diferentes intervenções no local de origem (Tempo Comunidade), ressignificando-os no Tempo Universidade e permitindo uma efetiva aproximação entre o ambiente educativo, as práticas docentes e os saberes locais.

O regime de alternância será organizado em períodos intensivos de aula (Tempo Universidade, correspondendo a 75 % dos dias letivos) nos meses de dezembro, janeiro, fevereiro e julho e com aulas uma vez por mês nos demais meses. O Tempo Comunidade corresponde a 25% dos dias letivos entre as aulas presenciais do tempo universidade.

A inscrição para o Processo Seletivo também é gratuita e deverá ser feita até o dia 4 de setembro no Campus Erechim (ERS 135 Km 72, Nº 200), no horário das 8h às 11h45 e das 13h30 às 17h, na Secretaria Acadêmica. São aceitas também inscrições por procuração ou por correio (via sedex) para o endereço acima especificado, de acordo com as normas do edital.

A seleção ocorre por meio de uma prova de redação a ser aplicada no dia 14 de setembro, das 13h30 às 16h30. Os aprovados iniciam as aulas no dia 28 de setembro.