UFFS em Quarentena: mural virtual reúne produção acadêmica do Campus Erechim
Plataforma colaborativa confere visibilidade às ações realizadas durante a pandemia

Publicado em: 13 de abril de 2021 09h04min / Atualizado em: 13 de abril de 2021 09h04min

Para visibilizar as ações desenvolvidas pela UFFS – Campus Erechim durante o período da pandemia de covid-19, a Coordenação Adjunta de Extensão e Cultura disponibilizou um mural virtual colaborativo. Trata-se do projeto UFFS em Quarentena, que pode ser acessado em https://padlet.com/caecer/b6zty6n0m6i9xizx.

Na página, as ações estão divididas por eixos: Comunicação, Cultura, Direitos Humanos, Educação, Meio Ambiente, Saúde, Tecnologia e Produção e Trabalho. No total, 31 ações estão cadastradas no site. Segundo a coordenadora adjunta de Extensão e Cultura, professora Marcela Álvares Maciel, a plataforma congrega ações institucionalizadas como extensão, outras que ocorreram de forma voluntária, além de ações de ensino e pesquisa. “Não estamos fazendo distinção, visto que o importante é o registro das ações do Campus Erechim no período da pandemia”, diz Marcela.

Entre as ações disponibilizadas na plataforma, é possível conferir o podcast Sem Fronteira, atividades sobre musicoterapia, campanhas de ações solidárias, entre outras realizações da comunidade acadêmica.

Plataforma já conta com mais de 30 ações cadastradas pela comunidade acadêmica

Segundo a coordenadora adjunta de Extensão e Cultura da UFFS – Campus Erechim, as restrições impostas pelo isolamento social são o principal desafio para a promoção da extensão universitária neste período de pandemia. “Se, por um lado, as tecnologias remotas propiciaram o rompimento das fronteiras físicas e um maior alcance das ações, tais como cursos e eventos, a impossibilidade de atuação em campo, nas comunidades, tornou urgente a reinvenção das nossas práticas extensionistas em termos de programas, projetos e prestação de serviço”, reflete Marcela.

Nesse sentido, a mostra UFFS em Quarentena funciona como uma espécie de diagnóstico e reconhecimento de boas práticas extensionistas do Campus Erechim que promovam a transformação social da comunidade regional. “A visibilidade das ações é uma das estratégias de incentivo à ampliação da relação universidade-comunidade, fornecendo subsídios para planejamento de novas ações extensionistas comprometidas com desenvolvimento territorial e regional do Alto Uruguai gaúcho de forma articulada com a Universidade”, reforça a coordenadora.

O mural colaborativo permite o cadastro contínuo das ações desenvolvidas durante o período da suspensão das atividades presenciais no Campus. As contribuições podem ser cadastradas por qualquer membro da comunidade acadêmica diretamente no site, pelo link https://padlet.com/caecer/b6zty6n0m6i9xizx. É possível também enviar as ações para o e-mail da Coordenação de Extensão e Cultura: caec.er@uffs.edu.br. As informações necessárias para o cadastro da ação no mural são: título, coordenador, breve resumo, imagens e/ou links ilustrativos da ação desenvolvida.