Sustentabilidade: alunos constroem estufa ecológica de bambu
Além de promover a integração entre acadêmicos de diferentes cursos, projeto também será apresentado em congresso realizado em Brasília

Publicado em: 23 de junho de 2017 13h06min / Atualizado em: 23 de junho de 2017 13h06min

Sustentabilidade e agroecologia. Esses foram alguns dos eixos norteadores para a construção, por parte de acadêmicos da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Erechim, de uma estufa ecológica feita com bambu. A iniciativa, que reuniu alunos de diferentes cursos – Agronomia, Arquitetura e Urbanismo, Ciências Sociais e História –, partiu de uma proposta germinada, inicialmente, como sugestão para o novo canteiro experimental. Os acadêmicos reuniram forças para tocar o projeto com as próprias mãos a partir da doação de bambus feita por um produtor rural do município de Planalto-RS.

De acordo com o estudante Juan Cristopher Onesko, do curso de Agronomia, a construção iniciou em 2016. “A estufa surgiu da necessidade de alunos e professores terem um espaço controlado para realizar experimentos e gerar conhecimento”, conta. Os professores Iloir Gaio, Alfredo Castamann, Denise Cargnelutti e Tarita Deboni foram atrás da doação do bambu, e ainda ratearam as demais despesas para o restante do material. Toda a construção, porém, foi feita em mutirões pelos próprios alunos – muitos deles, membros do Grupo de Ação Interdisciplinar em Agroecologia (GAIA).

Juan explica que o grande diferencial de uma estufa ecológica de bambu é que ela tem baixo custo para o produtor rural, além de ser de fácil montagem. “O equipamento é benéfico também tratando-se de questões como trabalhabilidade, resistência à compressão e sustentabilidade (uma vez que é utilizado um recurso natural para a sua construção)”, fala o estudante.

A estufa rendeu também um trabalho de autoria de todos os alunos e que será apresentado no Congresso Brasileiro de Agroecologia, que ocorre de 12 a 15 de setembro em Brasília. A utilização do bambu como material sustentável na construção ainda chamou a atenção de membros do Grupo Escoteiro ACAUÃ, de Erechim, que visitaram o Campus no ano passado e conferiram de perto o projeto.