Semana Acadêmica do curso de História começa no dia 19 de novembro
Neste ano a proposta do evento é promover discussões sobre a participação das mulheres na História

Publicado em: 14 de novembro de 2018 10h11min / Atualizado em: 14 de novembro de 2018 12h11min

O Diretório Acadêmico Olga Benário promove, entre os dias 19 e 23 de novembro, a VIII Semana Acadêmica do curso de História da UFFS - Campus Erechim. Neste ano a proposta do evento é promover discussões sobre a participação das mulheres na História através do tema “As mulheres e a História: por uma historiografia feminista.”

Trata-se de um momento de reflexão com diálogos e palestras ministradas por professoras que, em suas trajetórias, dão ênfase aos estudos sobre gênero, história das mulheres e feminismos. A programação conta com quatro noites de palestras, uma para apresentação de 18 trabalhos acadêmicos, e ainda duas oficinas que ocorrerão no período da tarde.

As atividades são abertas tanto para a comunidade acadêmica quanto para a comunidade regional. As inscrições podem ser feitas nas noites das palestras, com as organizadoras do evento. Já no caso das oficinas as inscrições para as oficinas podem ser feitas previamente pelo e-mail dahisolgabenario_uffs@hotmail.com e também no dia da realização da atividade, nos respectivos locais.

Programação

Os debates acontecerão no Auditório do Bloco A, a partir das 19h.

Segunda-feira (19)
19h: Abertura com apresentação de cantoras no Auditório do Bloco A.
19h30: Conferência de abertura. “O que pode um corpo negro? O que pode um corpo indígena?”. Ministrantes: Luciana da Veiga e Márcia Carbonari. Local: Auditório do Bloco A.

Terça-feira (20)
14h às 17h30: Oficina sobre o trabalho com fontes na construção dos Trabalhos de Conclusão de Curso no Arquivo Histórico de Erechim. Ministrantes: Carla Barros, mestranda do PPGICH, e Daiana Varotto, mestranda do PPGH (UFFS – Campus Chapecó).
19h: Apresentação de cantoras.
19h30: Debate “De mulher para mulher: a construção da epistemologia feminista na historiografia”. Ministrantes: Débora Clasen de Paula (UFFS) e Patrícia Ketzer (UPF).

Quarta-feira (21)
13h30 às 17h30: Oficina sobre manutenção de documentos no Centro de Documentação e Laboratório de História Oral (Sala 207 A da UFFS - Campus Erechim).
19h: Apresentação de cantoras no Auditório do Bloco A.
19h30: Debate “A importância da participação feminina: da ciência à política”. Ministrantes: Miriam Grossi (UFSC) e Mônica Karawejczyk (PUC-RS).

Quinta-feira (22)
19h30: Espaço reservado para apresentação de trabalhos nas salas de aula do Campus.

Sexta-feira (23)
18h30: Apresentação da peça teatral no Auditório do Bloco A.
19h30: Debate de encerramento “A história das mulheres a partir de uma abordagem de gênero”. Ministrantes: Natália Pietra Méndez (UFRGS) e Joana Maria Pedro (UFSC).