Projeto de monitoria realiza o seminário “Para Além da Pandemia: o futuro do cuidado como questão de pesquisa antropológica”
Evento ocorre em dois momentos e pode ser acompanhado pela plataforma Webex

Publicado em: 10 de julho de 2020 13h07min / Atualizado em: 10 de julho de 2020 15h07min

O projeto de monitoria do curso de Ciências Sociais da UFFS – Campus Erechim a Antopologia nas Ciências Sociais, coordenado pelo professor Paulo Muller, realizará um seminário com a temática “Para Além da Pandemia: o futuro do cuidado como questão de pesquisa antropológica”. Estão programados dois encontros virtuais voltados a debater a questão do cuidado (care) em tempos de pandemia, com um olhar sobre os efeitos dessa situação sobre a pesquisa antropológica e social.

O primeiro deles ocorre no dia 14 de julho, com fala da professora da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA) Maria Paula Prates. Doutora em Antropologia Social pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Maria Paula falará sobre a “Epistemologia do cuidado: acerca do parto e do nascimento”, abordando a contribuição do conhecimento antropológico para a constituição dos estudos sobre "saúde global" (global health) a partir de etnografias em contextos de epidemias como as de ebola, HIV, zika e Covid-19.

A atividade iniciará às 14 horas e será realizada pela plataforma Webex, na sala https:\\uffs.webex.com/meet/paulo.muller (número da reunião: 129 567 5248).

O segundo encontro será realizado no dia 27 de julho, às 14 horas, na mesma plataforma e terá a participação da pesquisadora Denise Pimenta, doutora pela Universidade de São Paulo (USP). De acordo com Muller, a atividade tratará da construção social do cuidado como uma atividade ao mesmo tempo perigosa e feminina em meio à epidemia de ebola na Serra Leoa, extraindo, da etnografia realizada naquele contexto, lições relevantes para a compreensão da atual pandemia.

Os dois encontros são abertos a todos os interessados até esgotar a capacidade de ingressos na sala do aplicativo. Serão emitidos atestados de participação mediantes solicitação dos interessados.