Programa de diversidade linguística encerra o semestre capacitando cerca de 60 acadêmicos e servidores
Cursos de Libras, Espanhol, Inglês, Francês e Crioulo continuarão em 2020, contemplando também a comunidade regional

Publicado em: 06 de dezembro de 2019 08h12min / Atualizado em: 06 de dezembro de 2019 16h12min

Na última terça-feira (3), a Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Erechim realizou uma atividade de encerramento das ações deste semestre do programa de extensão “Diversidade Linguística: compartilhar saberes para quebrar barreiras”. O programa tem por objetivo compartilhar saberes a partir da diversidade linguística presente no Campus, potencializando a quebra de barreiras comunicativas, sociais, econômicas e culturais. Para tanto, uma das ações é a oferta de cursos de Libras, Espanhol, Inglês, Francês e Crioulo (ou Créole).

Os cursos são ofertados para servidores e acadêmicos, que também atuam como instrutores, como é o caso dos alunos haitianos. Cada curso promoveu, ao longo do semestre, duas aulas por semana. Cerca de 60 pessoas participaram das capacitações.

A intérprete de Libras do Campus, Sheila Bassoli, é vice-coordenadora do programa e atuou como colaboradora em um dos cursos. “A experiência foi maravilhosa”, conta ela. “Esse primeiro momento foi um projeto piloto para identificarmos o que precisa ser melhorado. O resultado foi muito bom, os alunos adoraram as aulas e tivemos uma equipe, composta por acadêmicos e técnicos administrativos, que se dedicou para que essa experiência fosse especial para todos”, destaca Sheila.

“O objetivo do projeto, com toda certeza, foi alcançado. Aproximamos pessoas de idades, etnias, culturas e cursos diferentes. Penso que a contribuição maior desse projeto está alinhada à proposta inicial da nossa Universidade, que é a integração, interação e inclusão, que, apesar de ter ‘fronteira’ no nome, é feita por pessoas que querem cada vez uma UFFS e uma sociedade para todos. Acredito que começar conhecendo a língua, a cultura e as vivências do outro é o primeiro passo”, diz.

Conforme a equipe do programa, os cursos continuarão em 2020 e serão abertos também para a comunidade regional.

*Fotos: Dolisete Levandoski/Ascom-ER.