PET produz materiais informativos para alunos concluintes do Ensino Médio
Ação objetiva integrar os estudantes da região com os acadêmicos da Universidade

Publicado em: 09 de julho de 2021 11h07min / Atualizado em: 09 de julho de 2021 14h07min

Anualmente, o Programa de Educação Tutorial (PET) – Grupo Práxis/Conexões de Saberes (Licenciaturas) da UFFS – Campus Erechim promove o evento “Quero entrar na UFFS”. O objetivo é fomentar o contato entre os estudantes das escolas públicas da região e os acadêmicos da Universidade, criando um espaço para tirar dúvidas e fazer questionamentos. Em razão da pandemia de covid-19, no entanto, a equipe responsável pela atividade está organizando, assim como em 2020, uma edição virtual, baseada em conteúdos audiovisuais de apresentação da estrutura da Instituição a serem disponibilizados no YouTube.

No processo de planejamento da ação, os organizadores sentiram a necessidade de, antes de abordar os aspectos referentes às condições de ensino da UFFS, incitar os alunos do Alto Uruguai gaúcho a efetuarem sua inscrição no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), que garante a chance de participação no Sistema de Seleção Unificada (SiSU), sendo, portanto, pré-requisito para pleitear uma vaga nos cursos de graduação ofertados. Para isso, foram elaborados cards que reúnem as informações necessárias aos concluintes da educação básica, bem como um convite para que o público-alvo se interesse pela Universidade.

Os cards estão sendo veiculados no Instagram @petpraxisuffs. Já os vídeos estão disponíveis no YouTube: https://www.youtube.com/channel/UCyfscokCTeKkCYUv3rpxmMA/featured.

Acima, um dos cards produzidos pela equipe do PET, veiculados no Instagram do grupo

O PET Práxis é um grupo interdisciplinar formado por estudantes dos cursos de licenciatura da UFFS – Campus Erechim, que tem como foco de estudo a educação popular a partir da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão. O coletivo, que completou 10 anos de existência, tem como bolsistas: Thífany Piffer, Luíza Zelinscki Lemos Pereira, Fatima Aparecida Mendes dos Santos, Kerolin Kalinka Nunes Iung, Isaura Welker, Ana Paula Bertuol Rebelatto, Alex dos Santos, Bruna Feiden, Guilherme José Schons, Lindaura Simone Andrade Dos Santos e Pricila Cervinski. A tutoria é do professor Thiago Ingrassia Pereira e o financiamento provém do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

Segundo os integrantes do programa, a adaptação da proposta ocorreu diante da urgência de garantir aos concluintes do Ensino Médio o acesso à continuidade dos estudos no Ensino Superior.

- Desde 2020 o Grupo PET Práxis precisou reinventar a ação “Quero entrar na UFFS”, apostando em plataformas virtuais. Partimos do pressuposto de que o acesso à universidade pública é um direito social e que a democratização da UFFS é parte de seu projeto popular original. Nossa Universidade tem compromisso com o desenvolvimento regional e com a melhoria das condições de vida das pessoas de nossa região – diz o professor Thiago.

Mais informações sobre o PET em https://petconexoesdesaberes-uffs.blogspot.com/.