Novo equipamento de irrigação é instalado no Campus Erechim
Pivô central será utilizado em diferentes atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão

Publicado em: 15 de dezembro de 2021 09h12min / Atualizado em: 15 de dezembro de 2021 09h12min

A UFFS - Campus Erechim está com um novo equipamento em suas Áreas Experimentais. Trata-se de um pivô central, utilizado para irrigar as culturas em épocas de estiagem. Em funcionamento desde o dia 10 de dezembro, vai irrigar de forma controlada uma área de aproximadamente 3,1 hectares, onde são realizados ensaios de Pesquisa do Grupo de Manejo Sustentável dos Sistemas Agrícolas (Massa), coordenado pelo professor Leandro Galon.

- Poucas Instituições de Ensino Superior possuem um pivô central de irrigação. Ele é utilizado para condução de água através de tubulações em formato linear, sustentadas por torres, com rodas que giram em torno de um eixo central, movido a eletricidade – explica Galon.

Com a instalação do equipamento será possível realizar diversos ensaios que possibilitam a simulação de diferentes condições de chuvas nos cultivos.

- Além disso, por ser um equipamento raro, ele desperta a atenção dos alunos e da comunidade regional, com objetivo de se efetuar dias de campo, treinamentos, dentre outros – destaca o professor. - Fornecerá apoio para desenvolvimento de trabalhos de pesquisas com alunos de graduação e pós-graduação, além de possibilitar parcerias e demais projetos.

O pivô central já está sendo utilizado em um projeto sobre manejo sustentável de plantas daninhas infestantes de sistemas de cultivos agrícolas. Esta e outras pesquisas ocorrem nas Áreas Experimentais do Campus Erechim, que possui quase 70 hectares para atividades práticas de diferentes componentes curriculares, tanto da graduação (principalmente do curso de Agronomia) quanto do Mestrado em Ciência e Tecnologia Ambiental.

A aquisição do pivô central, coordenada pelo professor Galon, foi efetuada com recursos da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), empresa pública brasileira de fomento à ciência, tecnologia e inovação em empresas, universidades, institutos tecnológicos e outras instituições públicas ou privadas. Já a instalação foi fruto de esforços e parcerias entre os professores Leandro Galon, Gismael Perin e Hugo Piazzetta, além da direção do Campus Erechim, equipes da Coordenação Administrativa, da Coordenação Adjunta de Áreas Experimentais e funcionários terceirizados.