NEABI promove debate sobre interculturalidade no Campus Erechim
Serão utilizados textos de referência dos professores Boaventura de Souza Santos e Nietta Monte

Publicado em: 11 de maio de 2017 00h05min / Atualizado em: 11 de maio de 2017 00h05min

O Núcleo de Estudos Afrobrasileiros e Indígenas (NEABI) da UFFS – Campus Erechim realizará, na próxima quinta-feira (18), sua segunda reunião de trabalho em 2017. As reuniões promovidas pelo Núcleo são dedicadas ao acompanhamento das ações e dos projetos propostos e ao debate de alguns conceitos e ideias-chave para sua atuação no Campus Erechim, entre elas a interculturalidade, que foi adotada como tema norteador para os debates  deste ano.

Segundo o coordenador do NEABI, Paulo Ricardo Muller, este tema foi escolhido porque é uma expressão frequentemente utilizada para se referir à inserção na universidade de populações socialmente marginalizadas, especialmente indígenas e negras. “Algumas universidades têm cursos 'interculturais' de Graduação com ingresso exclusivo de alunos indígenas, por exemplo. Por ora, a intenção do NEABI é promover discussões sobre esta expressão que levem a uma avaliação das possibilidades de implementação da interculturalidade na UFFS, seja na forma de turmas, de cursos, de grupos de estudo ou outras que surgirem ao longo deste processo", explica.

A atividade será realizada no Auditório do Bloco A, a partir das 16h30. Os textos que serão usados como referência são “Para além do pensamento abissal”, de Boaventura de Souza Santos, e “Os outros, quem somos? Formação de professores indígenas e identidades interculturais”, de Nietta Lindenberg Monte. Não há necessidade de fazer inscrição prévia.

SOBRE O NEABI

O NEABI tem como finalidade dinamizar a produção de conhecimentos e a realização de ações que contribuam para a superação de discriminação étnico-racial, por meio da valorização das identidades e culturas negras, africanas, afrodescendentes e indígenas no Brasil.

Em agosto de 2016, a Câmara de Graduação e Assuntos Estudantis (CGAE) do Conselho Universitário da UFFS publicou a Resolução Nº 4/2016, a qual aprova o Regulamento Geral do Núcleo de Estudos e Pesquisas Afrobrasileiros e Indígenas (NEABI), atendendo a legislação que propõe e regula a inserção destes temas no âmbito das instituições de ensino brasileiras, mais especificamente a Lei nº 10.639, de 9 de janeiro de 2003, e a Lei nº 11.645, de 10 de março de 2008.

O Núcleo do Campus Erechim já tem um cronograma de encontros marcados até o final do ano: 28/6, 10/8, 27/9, 19/10, 8/11 e 7/12. Os locais e horários serão divulgados previamente na Agenda do Campus (www.uffs.edu.br > Erechim > Agenda de Eventos).

“Além dos encontros e debates, estamos planejando um seminário interno para congregar diferentes iniciativas de abordagem da questão étnico-racial, chamando os proponentes a apresentar e compartilhar suas experiências de estudo, pesquisa, extensão, ações culturais, intervenções artísticas, entre outras”, destaca Muller.