Mesa-redonda propõe reflexão entre instituições brasileiras, moçambicanas e portuguesas
Debate acontecerá nesta quarta-feira (06)

Publicado em: 06 de novembro de 2019 09h11min / Atualizado em: 06 de novembro de 2019 10h11min

Fomentar o debate e a reflexão entre instituições brasileiras, moçambicanas e portuguesas. Esse é o objetivo da mesa-redonda "Reflexões cruzadas: Luanda, Maputo e Erechim", que será realizada nesta quarta-feira (06), no auditório do Bloco dos Professores, às 15h, na UFFS – Campus Erechim. A realização é do projeto de pesquisa " Maputo: reflexões compartilhadas".
Participarão da mesa as pesquisadoras e arquitetas Silvia Viegas e Silvia Jorge, a professora e arquiteta Daiane Bertoli e o professor Murad Vaz. A mediação e apresentação será feita pelos voluntários do projeto.
Toda a comunidade acadêmica pode participar, e as inscrições serão feitas na hora. Para os participantes haverá certificação de duas horas.
Participantes
Daiane Bertoli: Doutora em Geografia pela Universidade Federal de Santa Catarina, e parte de seu doutorado foi realizada na Université de Grenoble (França); Mestre em Geografia pela Universidade Federal de Santa Catarina e graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Católica de Santa Catarina. É professora e pesquisadora da Universidade WUTIVI - UniTiva (Moçambique). Seu trabalho de pesquisa foca-se em planejamento urbano e territorial e políticas de gestão espacial, paisagem e avaliação ambiental

Sílvia Leiria Viegas, doutora em Arquitetura pela Faculdade de Arquitectura da Universidade de Lisboa (FA-UL). Membro do Grupo de Estudos Sócio-Territoriais Urbanos e de Ação Local da FA-UL, desde 2010. Membro do Inter-Thematic Group on Migration do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra (CES-UC), desde 2017. Bolseira da FCT (SFRH/BPD/118022/2016) de pós-doutoramento para o desenvolvimento do projecto "INSEhRE 21. Inclusão Sócio-Espacial e Habitacional dos Refugiados na Europa de Hoje: Lições da Diáspora Africana em Portugal (2017/2023)", no CES-UC. Membro da equipa do projecto "Africa Habitat: From the sustainability of habitat to the quality of inhabit in the urban margins of Luanda and Maputo (2018/2021)", coordenado por Isabel Raposo e financiado pela FCT/Aga Khan.

Sílvia Jorge, doutora em Urbanismo pela Faculdade de Arquitectura da Universidade de Lisboa (FA-UL). Membro do Grupo de Estudos Sócio-Territoriais Urbanos e de Ação Local da FA-UL, desde 2008. Bolseira de pós-doutoramento, no âmbito do projecto "Africa Habitat: From the sustainability of habitat to the quality of inhabit in the urban margins of Luanda and Maputo (2018/2021)", coordenado por Isabel Raposo e financiado pela FCT/Aga Khan.