Inscrições abertas para o Círculo de Estudos sobre Proudhon
Trata-se de um grupo de leituras, reflexões e debates sobre a obra de um dos principais e mais controversos teóricos do pensamento anarquista clássico

Publicado em: 20 de dezembro de 2018 07h12min / Atualizado em: 20 de dezembro de 2018 07h12min

Estão abertas as inscrições para interessados em participar do Círculo de Estudos sobre Pierre-Joseph Proudhon. Trata-se de um grupo de leituras, reflexões e debates sobre a obra de um dos principais e mais controversos teóricos do pensamento anarquista clássico. As atividades estão previstas para iniciarem em março de 2019 e integram o projeto de pesquisa “Elementos para uma teoria política anarquista: a contribuição Pierre-Joseph Proudhon”, coordenado pelo professor Cassio Cunha Soares. O projeto foi aprovado por meio do Edital Nº 1123/GR/UFFS/2018.

Podem se inscrever no Círculos de Estudos estudantes da Graduação, da Pós-Graduação e demais interessados. Para isso, basta enviar um e-mail para g.estudos.proudhon@gmail.com. Os encontros serão quinzenais, sempre às quartas-feiras. Haverá certificação para quem participar de pelo menos 75% das atividades do grupo.

Abaixo o professor Cassio explica um pouco mais sobre o intelectual que será debatido nas atividades:

“No campo dos estudos da teoria política e da sociologia das ideias, se cristalizou uma bipolaridade ao redor dos cânones do pensamento político moderno em torno do consenso (contratualista ou republicano) do Estado como o lugar por excelência do público e do bem comum, requisitos epistêmicos compartilhados pelas versões predominantes do marxismo e do liberalismo.

O anarquismo (bem como versões heterodoxas do marxismo igualmente suprimidas do debate público da esquerda pelo leninismo) representa justamente um diagnóstico da realidade social e um projeto político de intervenção, que colocava em xeque esse consenso ao conceber o público e o bem comum como lugar da deliberação direta, da participação, da vida cotidiana, do apoio mútuo, da solidariedade, da associação livre. Em suma, do autogoverno e da autogestão como expressões da realização da liberdade dos subalternos – de sua autonomia.

Este é cerne das reflexões que o Círculo de Estudos busca revisitar e promover. Retomar um conjunto limitado e selecionado das formulações intelectuais inscritas no bojo do pensamento anarquista clássico através de um dos seus principais e mais controversos teóricos: Pierre-Joseph Proudhon (1809 - 1865), um operário tipógrafo autodidata francês que no século XIX lançou as principais bases políticas e teóricas para o desenvolvimento do pensamento e da prática anarquista moderna.”