Inscrições abertas para o 3º Colóquio do Nipeas
Edição deste ano visa problematizar as concepções de universidade popular e a sua contribuição para o desenvolvimento sustentável.

Publicado em: 06 de maio de 2022 10h05min / Atualizado em: 06 de maio de 2022 17h05min

Estão abertas as inscrições para o 3º Colóquio do Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa e Estudos Agrários, Urbanos e Sociais (Nipeas) da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS). O evento, que ocorre de 9 a 11 de agosto, terá como tema “O papel da ciência e dos saberes populares no (re)pensar a Fronteira Sul: desenvolvimento, sociedade e perspectivas de futuro”.

O objetivo do Colóquio é possibilitar a problematização interdisciplinar das concepções de universidade popular e a sua contribuição para o desenvolvimento sustentável da Fronteira Sul, enfocando os aspectos econômicos, sociais, culturais e educacionais que compõem a região. Um dos destaques da programação é a conferência de abertura, que será ministrada pelo professor Dr. Humberto Tommasino, da Universidade da República do Uruguai.

Interessados em submeter trabalhos têm até o dia 30 de junho para realizar o procedimento. As normas estão no site do evento: https://coloquionipeas2022.wixsite.com/my-site. No endereço também é possível realizar a inscrição para ouvintes e apresentadores, além de conferir a programação do Colóquio e obter outras informações.

Sobre o Nipeas

O Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa e Estudos Agrários, Urbanos e Sociais (Nipeas) da UFFS é um espaço de reflexão teórica e produção interdisciplinar de saberes representativos das Ciências Humanas, Ciências Agrárias e Educação. É composto pela comunidade universitária dos campi Erechim, Passo Fundo, Chapecó e Laranjeiras do Sul. A concepção de comunidade universitária utilizada pelo Núcleo compreende a participação de docentes, discentes e sujeitos sociais da região, como, por exemplo, movimentos sociais, sindicatos de trabalhadores rurais e organizações populares. O esforço do Nipeas é pensar as dimensões “pesquisa, extensão e ensino” a partir da interface das demandas e características socioculturais e econômicas da Fronteira Sul.