Grupos de pesquisas promovem lives sobre Paulo Freire
Pesquisadores nacionais e internacionais participarão das atividades

Publicado em: 01 de julho de 2021 08h07min / Atualizado em: 01 de julho de 2021 08h07min

Entre os meses de agosto e outubro ocorrerão cinco lives em comemoração aos 100 de Paulo Freire. As atividades são promovidas pelos grupos de pesquisa Educação Popular na Universidade (GRUPEPU) e Educação Emocional (GRUPEE), da UFFS Campus Erechim, e Políticas de formação docente na concepção freiriana (PFDF), do Instituto Federal do Espírito Santo (IFES) Campus Vila Velha.

As lives serão ministradas por pesquisadores de diferentes instituições, com mediação das professoras Adriana Salete Loss (UFFS) e Maria Geralda Oliver Rosa (IFES). Serão transmitidas pelo YouTube, em https://www.youtube.com/channel/UCOhkOr31yN3KB2n9rXckHgw.

Dia: 12 de agosto
Prof. Dr. Manuel Tavares (Uninove/SP)
Tema: “Paulo Freire e os estudos decoloniais”

Dia: 26 de agosto
Prof. Dr. Teodoro Adriano Costa Zanardi (PUC/MG)
Tema: “Paulo Freire e o desmonte dos Cursos de Licenciatura e Pedagogia no Brasil”

Dia: 24 de setembro
Prof. Dr. Alípio Casali (PUC/SP)
Tema: “Paulo Freire: um legado milenar”

Dia: 06 de outubro
Profa. Dra. Sandra Tosta (UFOP/MG)
Tema: “Pedagogia dos Oprimidos”

Dia: 28 de outubro
Profa. Dra. Carmen Cavaco (UL/IE)
Tema: “Paulo Freire e a formação de adultos”
Horário: 14h (horário do Brasil)

A UFFS – Campus Erechim também está na organização da comemoração dos 100 anos de Paulo Freire coordenada pela Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE). O evento ocorrerá entre 19 e 20 de setembro e será transmitido pelo Facebook e YouTube da CNTE. Mais informações em fnpe.com.br/centenariopaulofreire.