Egresso ministra Aula Pública de Filosofia no Campus Erechim
Evento promovido pelo Colegiado curso de Filosofia teve a participação de ex-aluno da Graduação e do Mestrado Interdisciplinar em Ciências Humanas

Publicado em: 08 de novembro de 2018 09h11min / Atualizado em: 08 de novembro de 2018 09h11min

Egresso da UFFS – Campus Erechim, Fernando Falkoski retornou à Instituição nesta quarta-feira (7). Desta vez, ele, que cursou a Licenciatura em Filosofia e o Mestrado Interdisciplinar em Ciências Humanas, esteve no Campus para ministrar uma Aula Pública do curso de Graduação no qual se formou. No evento, Fernando abordou temas que dialogam com sua dissertação defendida em 2017: a questão da ipseidade, do filósofo alemão Martin Heidegger, e a identidade cultural, conceito trabalhado pelo sociólogo jamaicano Stuart Hall.

Obra magna de Heidegger, o livro “Ser e Tempo”, de 1927, foi uma das bases dos estudos de Fernando. “Na obra, o filósofo fala da identidade do ser: o ser como indivíduo próprio, com identidade própria, que se relaciona com outros indivíduos, mas que traz em si mesmo essa capacidade cognitiva de ser ele mesmo e não outro”, explicou o egresso “Já Stuart Hall trata de um sujeito pós-moderno, saindo da concepção de um sujeito unificado e de identidade fixa e unilateral para descobrir novas identidades. No trabalho, defendi que a ipseidade em Heidegger é a base para pensarmos em qualquer identidade para os indivíduos, ou seja, é o fundamento para pensarmos nas identidades tratadas por Hall”.

Fazer a ponte entre as obras de um filósofo e de um sociólogo foram os objetivos de Fernando. “São dois autores de grande importância para a área acadêmica, não só nas áreas da filosofia ou da sociologia. A relação que fazemos é de um trabalho interdisciplinar: relacionar dois autores de áreas distintas, porém que se relacionam e se comunicam”, disse. “Hoje a interdisciplinaridade é uma tendência, dá certo quando conseguimos dialogar com áreas de diversos cursos.”

Fernando ministrou a Aula Magna de Filosofia a convite do Colegiado do Curso. Da UFFS, guarda boas memórias. “Foi um ótimo aprendizado. Tanto na Graduação como na Pós-Graduação. Sempre é bom retornar, pois tenho um carinho e um apreço enormes pela Universidade. Graças à UFFS – Campus Erechim tive a oportunidade de fazer um curso superior e, depois, um mestrado na mesma Instituição. Um evento como essa aula pública só demonstra o crescimento e o desenvolvimento da UFFS. Fico feliz por vê-la consolidada”, comentou.

O curso de Filosofia prepara uma nova Aula Pública para o mês de dezembro, que ainda está sendo organizada. Fique atento à Agenda de Eventos do Campus.