Defendida a primeira dissertação do Mestrado Interdisciplinar em Ciências Humanas na UFFS – Campus Erechim
O trabalho foi apresentado por Camila Chiodi Agostini e trata da construção da Base Nacional Comum Curricular (BNCC)

Publicado em: 26 de julho de 2017 10h07min / Atualizado em: 27 de julho de 2017 14h07min

“As artes de governar o currículo da Educação Infantil: a Base Nacional Comum Curricular em discussão” foi o tema da primeira dissertação do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), ofertado no Campus Erechim.

O trabalho, que foi apresentado na terça-feira (25) por Camila Chiodi Agostini, trata da construção do documento chamado Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e a forma como ele efetivamente institui um currículo para a Educação Infantil, algo que é, segundo o orientador da dissertação, professor Jerzy André Brzozowski, ainda muito controverso. “Embora inicialmente o tema possa parecer situado exclusivamente no campo da Educação, a dissertação defendida tem caráter eminentemente interdisciplinar, na medida em que discute as questões jurídicas e políticas envolvidas na construção desse documento. O interessante é que BNCC ainda está nas etapas finais de sua construção, e suas diferentes versões refletem a conturbada crise política que nosso país tem vivenciado desde dezembro de 2015. A recém-mestre Camila analisou essa conjuntura e suas implicações para a Educação Infantil sob a ótica dos conceitos de governamentalidade e biopolítica de Michel Foucault”, explica Brzozowski.

Para Camila, que é bacharel em Direito, especialista em Direito Público, acadêmica de Pedagogia na Universidade Anhanguera e servidora da UFFS no Campus Passo Fundo, a realização do Mestrado pela proposta interdisciplinar lhe permitiu conjugar as suas duas áreas de formação: o Direito e a Pedagogia. “A interdisciplinaridade é fundamental para romper barreiras de conhecimentos e da pesquisa, conjugando áreas que não deveriam ser tratadas de forma isolada. Além da realização de um sonho, o Mestrado foi crucial para o desenvolvimento de minhas potencialidades enquanto pesquisadora e influencia diretamente nas minhas atividades profissionais”, afirma.

Segundo Brzozowski, que além de orientador da dissertação também foi coordenador do PPGICH nos seus dois primeiros anos de implantação, “a defesa da primeira dissertação marca o início do que esperamos ser uma história de excelência na formação de pesquisadores com formação teórico-metodológica interdisciplinar na área de Humanidades. Pretendemos criar um ambiente fértil para a produção de pesquisas qualificadas que problematizem aspectos da relação entre saberes e identidades, e a alta qualidade do trabalho apresentado nesta primeira defesa indica que começamos no passo certo”.

Participaram da banca, além do orientador, os professores Adriana Salete Loss, da UFFS – Campus Erechim, e Rodrigo Saballa de Carvalho, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

O Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas

Instalado em 2015, o PPGICH oferta 20 vagas anuais para o curso de Mestrado e tem por objetivo qualificar profissionais voltados para as discussões relacionadas às Ciências Humanas, formando pesquisadores e capacitando docentes, gestores e profissionais ligados ao campo das Humanidades, considerando a complexidade dos objetos e métodos das diversas disciplinas e áreas que compõem tal campo de pesquisa e atuação, atentando-se para as demandas regionais e universais de problematização da relação entre os saberes e a produção de identidades, nas diversas modalidades teórico-metodológicas.

Desde maio de 2017, o Programa é coordenado pelo professor Fábio Feltrin de Souza.

No próximo mês iniciam as aulas da terceira turma. O processo de seleção ocorreu entre os meses de maio e julho.

Conheça a página do Mestrado Interdisciplinar em Ciências Humanas da UFFS.