Curso com temática interdisciplinar aproxima campi da UFFS
Capacitação ministrada por equipe do curso de Arquitetura e Urbanismo do Campus Erechim foi ofertada para cursos do Campus Laranjeiras do Sul.

Publicado em: 04 de julho de 2022 09h07min / Atualizado em: 04 de julho de 2022 16h07min

Professoras, estudantes e uma egressa de Arquitetura e Urbanismo da UFFS – Campus Erechim ministraram, em maio, um curso de extensão para acadêmicos do bacharelado em Ciências Econômicas e do mestrado em Agroecologia e Desenvolvimento Rural Sustentável do Campus Laranjeiras do Sul. A formação de 16 horas, intitulada “SIG Aplicado ao Planejamento da Paisagem”, foi ofertada de modo remoto e teve por objetivo capacitar os participantes sobre o desenvolvimento de cartografias com a temática do planejamento e o projeto da paisagem urbana e regional.

Para isso, foram desenvolvidas atividades no software livre QGIS, bem como estudos de aplicações em trabalhos afins ao planejamento urbano e regional. A metodologia proposta é estruturada a partir de uma abordagem multiescalar e sistêmica, que visa a formação de um arcabouço teórico reflexivo aplicado a exercícios guiados de elaboração de cartografias temáticas, elaboração e edição de bancos de dados.

O curso de extensão foi ministrado pelas professoras Daiane Regina Valentini, Andreia Saugo, Angela Favaretto e Renata Franceschet Goettems, pelas estudantes Luiza Dall’Bosco Tonial e Stefania Hoff e pela egressa Bruna Luiza Kronbauer Reis, com a colaboração da professora Janete Stoffel, do Campus Laranjeiras do Sul.

A capacitação ofereceu amplas interfaces da interdisciplinaridade, como a oferta ao público de diferentes áreas do conhecimento, integrando graduação e pós-graduação, pesquisa, extensão e ensino (uma vez que foi ministrado junto com componentes curriculares). As discussões foram pautadas na apresentação de trabalhos de pesquisa, graduação e doutoramento da equipe, pautadas no landscape design, landscape ecology e urban landscapes, que se utilizam do SIG e análise espacial por geoprocessamento.

A equipe que ministra o curso disponibilizou material autoral, como apostila, vídeos no YouTube e material didático na forma de podcast com o referencial teórico que subsidia as atividades práticas do curso.

O curso foi ofertado sistematicamente no Campus Erechim nos anos de 2017, 2018 e 2019, em formato aberto à comunidade acadêmica. No ensino, foi oferecido regularmente nos CCRs Projeto Urbano e Paisagem do curso de Arquitetura e Urbanismo nos semestres letivos de 2016, 2017, 2018, 2019, 2020, 2021 e 2022. O curso foi ofertado também para outras universidades: Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) em 2018, Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc) em 2019, Universidade Federal de Goiás (UFG) em 2021 e, agora em 2022, foi ministrado para os cursos de graduação e pós-graduação da UFFS - Campus Laranjeiras do Sul.