Conheça os grupos de estudos do curso de Licenciatura em Filosofia e participe!
São cinco grupos em andamento neste semestre letivo.

Publicado em: 22 de fevereiro de 2022 10h02min / Atualizado em: 22 de fevereiro de 2022 10h02min

O curso de Licenciatura em Filosofia da UFFS - Campus Erechim convida a comunidade acadêmica e a comunidade regional para participar dos cinco grupos de estudo em andamento neste semestre letivo. Conforme o coordenador do curso, Alcione Roberto Roani, os grupos contribuem para a formação dos estudantes e para a socialização do conhecimento, constituindo-se em um espaço ideal para compartilhar dúvidas, opiniões, debater diferentes temas, apresentar interpretações e argumentos, além de estimular o hábito de falar em público e a leitura.

- Um grupo de estudos possibilita não somente a troca de saberes entre os pares, ele contribui para driblar a procrastinação, principalmente quando um assunto ou projeto de estudo é deixado de lado devido à falta de motivação ou até mesmo o tédio de estudar sozinho determinadas temáticas. Claro, um dos principais objetivos de um grupo de estudos é o de compartilhar o conhecimento, por isso, é importante reunir pessoas que estejam dispostas a trocar experiências, apresentar diferentes opiniões sobre os temas e a manter uma periodicidade nas atividades – destaca Roani.

Segundo o professor, as horas investidas nas pesquisas desenvolvidas nos grupos de estudos também podem ser validadas como horas de Atividades Curriculares Complementares (ACCs) para os estudantes cumprirem a exigência prevista no Projeto Pedagógico do Curso (PPC).

Confira abaixo os grupos em andamento e participe!

Grupo de Estudos de Filosofia da Linguagem
Coordenadores: Newton Peron e Bruno Ramos Mendonça
Início: 12 de fevereiro
Quando: encontros quinzenais aos sábados, às 16h
Modalidade da oferta: Remota (https://uffs.webex.com/meet/newton.peron)
Contato: bruno.ramos@uffs.edu.br

Grupo de Leitura e Estudos sobre Hannah Arendt: A vida do Espírito
Coordenador: Marcio Soares
Início: 17 de fevereiro
Quando: encontros semanais às quintas-feiras, das 17h30 às 19h30
Modalidade da oferta: presencial, na sala 304B (Bloco B) da UFFS
Contato: soares@uffs.edu.br

Grupo de estudos Filosofia, Feminismo, Gênero e Arte (3ª Edição)
Coordenadores: Joice Beatriz da Costa e Thiago Soares Leite
Início: 18 de fevereiro
Quando: encontros quinzenais às sextas-feiras, das 16h30 às 18h30
Modalidade da oferta: Remota (Webex Meeting)
Entrar em contato com os coordenadores do grupo para obter o link da videoconferência.
Contato: joice.costa@uffs.edu.br

Grupo de Estudos em Filosofia do Direito (GEFID) – Ano IV
Coordenadores: Alcione Roberto Roani, Celso Eidt e Eloi Pedro Fabian
Início: 3 de março
Quando: encontros quinzenais, às quintas-feiras, das 17h30 às 18h50
Modalidade da oferta: Remota (https://uffs.webex.com/meet/alcione.roani)
Contato: alcione.roani@uffs.edu.br, celso.eidt@uffs.edu.br e eloi.fabian@uffs.edu.br.

Grupo de estudos Filosofias e Educação
Coordenador: Ilton Benoni da Silva
Início: 22 de março
Encontros semanais (terças-feiras, das 16h às 18h), sendo um encontro presencial seguido por estudo orientado individual.
O primeiro encontro será de (re)planejamento coletivo de todas as atividades do grupo: textos, autores, horários, dinâmicas etc).
Modalidade da oferta: Presencial
Entrar em contato com o coordenador para verificar a sala: benoni.erechim@uffs.edu.br.