Confira a programação da IX Semana Acadêmica de Geografia
Evento ocorre de 14 a 18 de junho

Publicado em: 14 de junho de 2021 09h06min / Atualizado em: 14 de junho de 2021 13h06min

Começa nesta segunda-feira (14) a IX Semana Acadêmica de Geografia, promovida pelo Centro Acadêmico dos cursos de Bacharelado e de Licenciatura em Geografia da UFFS – Campus Erechim. O evento, que segue até sexta-feira (18), tem por objetivo fomentar o debate e a construção de conhecimento em prol da ciência geográfica, reunindo acadêmicos e comunidade em geral com interesse na área.

O tema da nona edição da Semana Acadêmica é “Geografia e seus diálogos interdisciplinares com a sociologia, filosofia e ecologia”, considerando de forma transversal a relação entre os diferentes saberes e disciplinas.

A abertura do evento, na segunda-feira, ocorre às 19h, com a mesa redonda “Geografia e seus diálogos interdisciplinares: Sociologia”, com a professora Fraya Frehse (USP) e o professor Márcio Catelan (Unesp).

Na terça-feira, às 19h, ocorrem os minicursos “Geoprocessamento: simplicidade e operacionalidade na análise e geração de informações” (ministrado por Bruno Prina, da UFFS) e “Futebol, Espaço e História (Porto Alegre 1903 – 1909)” (ministrado pelo professor Gerson Fraga, da UFFS).

Na quarta-feira, às 16h, é a vez da mesa redonda “Geografia e seus diálogos interdisciplinares: Filosofia”, com os professores Eliseu Sposito (Unesp) e Adriana Serrão (Universidade de Lisboa). Às 19h haverá um diálogo com a coordenação do curso, representação discente e com os calouros.

Na quinta-feira, às 19h, serão apresentados trabalhos acadêmicos (resumos) a partir de quatro eixos: Geografia Física; Geografia Humana; e Relatos de Experiência.

O encerramento do evento será com a mesa redonda “Geografia e seus diálogos interdisciplinares: Ecologia”, com os professores Messias Modesto dos Passos e Luciano Zanetti Pessôa Candiotto (Unioeste).

O evento será todo on-line, com as transmissões feitas nas seguintes plataformas:

Dias 14 (segunda-feira), 16 (quarta-feira) e 18 (sexta-feira) no YouTube, link https://www.youtube.com/channel/UCOnFlKSwa9pQZZPlnxkgiog.

Dia 15 (terça-feira):
Minicurso com Bruno Prina: https://uffs.webex.com/meet/reginaldo.souza
Minicurso com prof. Gerson: https://uffs.webex.com/meet/gwfraga

Dia 16 (quarta-feira)
Atividade das 19h: https://uffs.webex.com/meet/ana.pereira

Dia 17 (quinta-feira)
GT Física: https://uffs.webex.com/meet/marcio.eduardo
GT Humana: https://uffs.webex.com/meet/everton.kozenieski
GT Relatos de Experiência: https://uffs.webex.com/meet/reginaldo.souza

Mais informações nas redes sociais do Centro Acadêmico: www.facebook.com/CAGEAEREXIM e www.instagram.com/cageauffs.