Começam as obras do Canteiro Experimental de Arquitetura
Espaço para o curso de Arquitetura e Urbanismo terá áreas cobertas e descobertas voltadas ao aprendizado e prática do uso de materiais e de técnicas construtivas.

Publicado em: 25 de fevereiro de 2022 09h02min / Atualizado em: 25 de fevereiro de 2022 09h02min

Iniciaram em fevereiro as obras do Canteiro Experimental do curso de Arquitetura e Urbanismo da UFFS - Campus Erechim. A construção com 1.215,60 m² de área construída e 1.843,30 m² de área externa de intervenção foi dividida em três etapas. Neste momento, na etapa 1, está sendo feita a obra civil: terraplenagem, fundações, estruturas de concreto pré-moldado e drenagem pluvial. A etapa 1 tem prazo de execução de seis meses e o investimento é de R$ 586.645,50.

O Canteiro Experimental terá áreas cobertas e descobertas para atividades do curso, relacionadas ao aprendizado e à prática do uso de materiais e de técnicas construtivas. O local contará com sanitários, salas de técnicos, salas para materiais e equipamentos, além de abrigar a Maquetaria. Pretende também ser um espaço que promova o encontro dos alunos e um espaço alternativo para eventos como palestras, exposição de trabalhos, entre outros.

- Esta obra tem sido aguardada desde a criação do curso de Arquitetura e Urbanismo. Ao longo desses anos, utilizamos estruturas improvisadas para o desempenho das atividades e, nesse momento, professores, técnicos e alunos comemoram o início das obras – conta o professor Vinícius Linczuk.

Projeto contempla diferentes espaços para realização de atividades do curso de Arquitetura e Urbanismo

Conforme o projeto do curso, o Canteiro Experimental constitui-se como um “diferencial didático-pedagógico, oportunizando aos estudantes a aplicação contínua dos conhecimentos teórico-prático-reflexivos desenvolvidos e a inovação no uso de materiais e técnicas construtivas. (...). Abriga a busca de alternativas para a construção e orienta para os diferentes aspectos de sustentabilidade que envolvem o fazer arquitetura e urbanismo”.

- O curso de Arquitetura e Urbanismo conta com três disciplinas específicas (Canteiro Experimental I, II e III) distribuídas na 2ª, 4ª e 7ª fase do curso, que farão uso deste espaço. Há também a disciplina específica para o uso da Maquetaria (Maquete Física e Plástica) e várias outras disciplinas que utilizarão o espaço do Canteiro Experimental como laboratório para colocar em prática os conhecimentos adquiridos nos ateliês e salas de aula, buscando experimentação e inovação – destaca o professor Vinícius.

Trabalhos da primeira etapa da obra iniciaram no começo de fevereiro

O Canteiro Experimental permite ao aluno o contato e o manuseio com as ferramentas e equipamentos utilizados em obra, além de oportunizar a interação com a solução proposta nas disciplinas práticas. No Canteiro Experimental, o aluno aprende fazendo, o que o torna mais seguro para o exercício profissional. Permite o aluno perceber com clareza a ligação entre o projeto e a materialização da Arquitetura.

Demais etapas

As outras duas etapas da obra incluem as estruturas metálicas e coberturas (etapa 2); e a complementação com a execução de fechamentos, revestimentos, aberturas, instalações elétricas, hidrossanitárias, telecomunicações e preventivo de incêndio (etapa 3). O início destas etapas dependem de processos licitatórios que devem ser encaminhados na sequência da primeira etapa contratada.