Começa no Campus Erechim a VI Semana Acadêmica de Agronomia
Evento segue até sexta-feira (13) com programação variada.

Publicado em: 09 de maio de 2022 13h05min / Atualizado em: 09 de maio de 2022 20h05min

Começou, nesta segunda-feira (9), a sexta edição da Semana Acadêmica do curso de Agronomia da UFFS - Campus Erechim. Neste ano, o evento tem como tema “A agronomia do futuro é agora!”. A programação inclui minicursos, palestras, entre outras atividades.

As ações são promovidas pelo Diretório Acadêmico do curso com apoio da UFFS. Segundo o estudante Douglas Alessandro Haboski, presidente do Diretório, o evento começou a ser planejado há quase dois meses.

- Buscamos palestrantes, patrocinadores e tudo mais. Esperamos que tenha um bom aproveitamento por parte dos estudantes, pois é uma oportunidade de agregar mais conhecimentos. Nosso curso lida muito com as pessoas, então, voltar a realizar o evento na forma presencial é muito bom – disse Douglas durante a solenidade de abertura.

Público prestigiou a abertura no auditório do Bloco A (Fotos: Dolisete Levandoski/Ascom-ER)

A volta à presencialidade também foi comemorada pelo coordenador do curso, Bernardo Berenchtein:

- Tivemos o evento on-line nos últimos anos em função da pandemia e, com certeza, é um enorme prazer para o curso unir todos os alunos, até como atividade integrativa, para que todos se conheçam. É uma satisfação gigante que isso seja realizado, com minicursos, áreas demonstrativas, etc. – destacou o professor.

Organizada anualmente pelos estudantes, a Semana Acadêmica abordará uma grande variedade de áreas da agronomia, segundo o coordenador do curso.

- Vamos utilizar as Áreas Experimentais para fazer as atividades, vamos utilizar algumas ferramentas que temos aqui dentro, inclusive contamos com a presença de máquinas para essas ações demonstrativas. A ideia da Semana Acadêmica é de que ela fosse bastante heterogênea, para que a gente pudesse utilizar todas as áreas dentro da agronomia: temos a área de mecanização, de aplicação de herbicidas, de agricultura 4.0, tem a parte da pecuária, da agroecologia, enfim.

O vice-reitor da UFFS e professor do curso, Gismael Perin, destacou aos alunos a importância do evento enquanto espaço de renovação de aprendizados.

- A dinâmica da agricultura é tão rápida que eventos como este são ótimos para adquirir novos conhecimentos, conhecendo novas tecnologias, cases de sucesso, etc. Momentos de atualização como este são muito importantes para atualização profissional – disse.

O diretor do Campus, Luís Fernando Santos Corrêa da Silva, disse que esta é a primeira Semana Acadêmica da UFFS – Campus Erechim desde que a instituição retornou com as atividades presenciais.

- Esse é um momento bastante significativo para o Campus, pois esta é a primeira Semana Acadêmica realizada presencialmente desde o início da pandemia. Encontrar um auditório cheio de estudantes que vão participar das atividades é algo que nos deixa bastante contentes – enfatizou o diretor.

- O curso de Agronomia é um dos nossos cursos estruturantes, que tem toda uma importância para o nosso Campus, para a Universidade, mas também para a nossa região. Não é um curso que surge a troco de nada, ele tem o objetivo justamente de dar conta dos desafios que são colocados para a região do Alto Uruguai, para a agricultura familiar especialmente, mas possibilitando também uma formação bem mais ampla – explicou Luís Fernando.

Da esquerda para a direita: o presidente do Diretório Acadêmico, Douglas Haboski, o vice-reitor Gismael Perin, o diretor Luís Fernando Santos Corrêa da Silva e o coordenador do curso, Bernardo Berenchtein

Para conferir toda a programação da Semana Acadêmica, acesse a Agenda de Eventos do Campus Erechim: https://www.uffs.edu.br/campi/erechim/eventos-erechim.