Campus Erechim retoma atividades letivas da graduação em formato remoto nesta segunda-feira (5)
As aulas dos cursos serão realizadas por plataforma virtual.

Publicado em: 05 de outubro de 2020 14h10min / Atualizado em: 05 de outubro de 2020 17h10min

As aulas de graduação do primeiro semestre letivo de 2020 foram retomadas nesta segunda-feira (5) na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Erechim. Elas haviam sido suspensas no mês de março devido à pandemia da Covid-19. Neste primeiro momento, as aulas serão realizadas de forma remota (não presencial), com atividades síncronas (aquelas on-line com interação entre professor e aluno em tempo real) e assíncronas (que não requerem interação em tempo real). Aulas da pós-graduação, eventos culturais, técnico-científicos ou de formação, bem como formaturas vinham sendo realizadas de forma remota.

A decisão pela retomada das atividades de forma não presencial foi tomada pelo Conselho de Campus, que considerou, além do Sistema de Bandeiras adotado no Estado do Rio Grande do Sul para Erechim e região e o constante nos Decretos Estaduais nº 55.240/2020 e nº 55.292/2020, regulamentações institucionais. “A retomada das atividades letivas da graduação é produto de intenso diálogo institucional, por meio dos seus conselhos e instâncias administrativas, de modo a garantir a qualidade que é marca do ensino que oferecemos. Do mesmo modo, procuramos construir as condições objetivas para que os estudantes em situação de vulnerabilidade social tenham acesso às aulas remotas”, explica o diretor da UFFS – Campus Erechim, professor Luís Fernando Santos Corrêa da Silva.

Com a suspensão das atividades e do acesso ao Campus, muitos estudantes que utilizavam a estrutura de computadores e internet da Instituição para fazer os seus trabalhos e pesquisas acadêmicas acabam encontrando dificuldades para acompanhar as atividades de forma on-line. Pensando nisso, a UFFS está concedendo um auxílio para inclusão digital aos estudantes de graduação, de todos os campi, em situação de vulnerabilidade socioeconômica e que não possuem acesso à internet e a computador. “A inclusão digital dos estudantes em situação de vulnerabilidade foi considerada uma condição fundamental para a retomada das atividades letivas da graduação. Sempre trabalhamos com a ideia de incluirmos a todos no ensino remoto, não deixando ninguém para trás”, destaca o diretor. A UFFS – Campus Erechim tem cerca de 1.700 estudantes com matrícula ativa e foram concedidos 242 auxílios computador e 110 auxílios internet. Ao todo, foram concedidos 1.182 benefícios para estudantes dos seis campi da Instituição.

Neste primeiro momento de retomada, o acesso ao Campus Erechim permanece restrito, com salas de aula e laboratório fechados para a realização de aulas teóricas e práticas. O atendimento no restaurante universitário, biblioteca, cantina e reprografia estão suspensos e os setores administrativos e de atendimento aos estudantes permanecem realizando trabalho remoto, com as demandas sendo atendidas por e-mail.

O primeiro semestre letivo de 2020 está programado para encerrar em 30 de janeiro de 2021, com recesso entre os dias 24 de dezembro de 2020 e 17 de janeiro de 2021.