Campus Erechim publica informações sobre retomada das atividades letivas
Saiba mais sobre como será a retomada das atividades letivas no Campus Erechim

Publicado em: 28 de setembro de 2020 13h09min / Atualizado em: 29 de setembro de 2020 17h09min

Você está com dúvidas sobre a retomada das atividades letivas do semestre 2020.1? Confira abaixo as respostas às principais dúvidas que têm chegado à Coordenação Acadêmica do Campus Erechim.

Quando serão retomadas as atividades letivas do semestre 2020.1 na UFFS – Campus Erechim?
As atividades letivas serão retomadas no dia 05 de outubro de 2020, conforme decisão do Conselho de Campus, em sessão realizada no dia 11 de setembro, que considerou o disposto no Subplano de Retorno Gradual das Atividades Acadêmicas Suspensas

Qual o nível de segurança adotado pelo Campus Erechim?
Para a retomada das atividades acadêmicas, o Campus Erechim adotou, inicialmente, o nível de segurança operacional (NSO) 5 (cinco). De acordo com o Apêndice I da Resolução nº 35/CONSUNI/UFFS/2020, enquanto durar o estado de calamidade pública para fins de prevenção e de enfrentamento à epidemia causada pelo novo coronavírus, ficam estabelecidos cinco NSO, que variam entre 1 (risco baixíssimo) a 5 (risco altíssimo).
Cada NSO implica em um conjunto de restrições operacionais. O nível 5 estabelece, por exemplo, que:
- Não será permitida a realização de aulas teóricas presenciais para os cursos de graduação e pós-graduação, de aulas práticas presenciais em laboratórios e de visitas técnicas;
- No que se refere a atividades de pesquisa, extensão ou cultura que fazem uso de laboratórios, áreas experimentais e outros espaços (relacionadas com projetos e com o desenvolvimento de dissertações de mestrado e de trabalhos de conclusão de curso), somente aquelas consideradas essenciais serão autorizadas pela chefia da Unidade;
- Os setores administrativos e de atendimento aos estudantes realizarão trabalho remoto, com atendimento por e-mail. Os e-mails de cada setor estão disponíveis no menu Contatos, na página do Campus Erechim no site institucional
- Todos os laboratórios permanecerão fechados;
- Não haverá atendimento ao público no Restaurante Universitário, na Cantina e na Reprografia;
- Deverão ser realizados de forma remota eventos culturais, técnico-científicos ou de formação, bem como formaturas.
A decisão de adotar o nível de segurança operacional 5 no Campus Erechim foi tomada pelo Conselho de Campus, considerando o disposto no Sistema de Bandeiras adotado no Estado do Rio Grande do Sul para Erechim e região e o constante nos decretos estaduais 55.240, de 10 de maio de 2020, e 55.292, de 04 de junho de 2020, no transcurso de suas vigências.
O NSO adotado poderá ser alterado, uma vez que o Conselho de Campus o reavaliará mensalmente, considerando decretos e diretrizes institucionais, municipais, estaduais e nacionais.

Como serão ministradas as aulas?
As aulas serão remotas (não presenciais). O plano de ensino de cada componente curricular (CCR) deverá ser composto por atividades síncronas (atividades on-line com interação entre professor e aluno em tempo real) e assíncronas (atividades que não requerem interação em tempo real), consoante à especificidade do CCR e aprovado pelo colegiado do curso. As aulas síncronas serão realizadas no horário previsto para o CCR.

Como serei informado sobre as aulas?
Você deve ficar atento ao seu e-mail (aquele que você cadastrou no momento da matrícula ou atualizou no Portal do Aluno) e ao Moodle Acadêmico, pois esses canais serão utilizados pelos professores para envio de informações sobre a condução das atividades: links, plataformas, materiais, vídeos, documentos, orientações, etc.

A carga horária dos componentes curriculares permanece a mesma?
A carga horária dos componentes curriculares permanecem as mesmas previstas no projeto pedagógico do curso (PPC), distribuídas em atividades síncronas e assíncronas, conforme plano de ensino.

Vai ter um horário destinado para tirar dúvidas das aulas?
As dúvidas das aulas podem ser dialogadas com os docentes nos períodos de aulas síncronas, cuja frequência é obrigatória, e também em caráter eventual no horário de atendimento aos alunos, conforme indicado no plano de ensino.

Como serão realizadas as avaliações em cada componente curricular ?
Cada professor terá autonomia para definir, dialogando com os discentes, a forma como serão realizadas as avaliações dos componentes curriculares de sua responsabilidade.

Como serão ministradas os componentes curriculares que ofertam aulas práticas?
De acordo com o que estabelece o Apêndice I da Resolução 35/CONSUNI/UFFS/2020, não é permitida a realização de aulas práticas enquanto o Campus Erechim estiver adotando o nível de segurança operacional 5. Os componentes curriculares que demandam a realização de aulas práticas que não podem ser substituídas por atividades por meio remoto aguardarão a liberação de uso dos espaços do Campus para que essa parte da carga horária seja realizada. As aulas iniciam em formato remoto para a parte da carga horária teórica, enquanto que a carga horária prática fica suspensa até que o NSO do Campus permita sua realização.

Sou acadêmico PcD ou com necessidade educacional especial e tenho algumas dúvidas específicas. O que devo fazer?
Você deve entrar em contato com o Setor de Acessibilidade do Campus Erechim por meio do e-mail acessibilidade.er@uffs.edu.br .

Quando encerrará o semestre 2020.1 na UFFS – Campus Erechim?
O semestre 2020.1 encerrará em 30 de janeiro de 2021, com recesso entre os dias 24 de dezembro de 2020 e 17 de janeiro de 2021.

Com quem eu posso entrar em contato caso ainda tenha alguma dúvida?
Você pode entrar em contato diretamente com a coordenação do seu curso ou então com a Coordenação Acadêmica do Campus. Os e-mails para contatos são:
Agronomia/Bacharelado: agronomia.er@uffs.edu.br
Arquitetura e Urbanismo/Bacharelado: arquitetura.er@uffs.edu.br